" 4 Sugestões para melhorar o humor e bem-estar na Blue Monday

4 Sugestões para melhorar o humor e bem-estar na Blue Monday

4 Sugestões para melhorar o humor e bem-estar na Blue Monday

 

4 Sugestões para melhorar o humor e bem-estar na Blue Monday

A “Blue Monday” celebra-se todos os anos, na terceira segunda-feira de janeiro, por isso este ano é comemorado no dia 17, sendo considerada pelo psicólogo Cliff Arnall o dia mais triste do ano.

Como surgiu este dia?

Em 2005, a agência Sky Travel e o psicólogo britânico Cliff Arnall comunicaram no canal de televisão britânico Sky Travel que o dia 20 de janeiro desse ano seria o mais triste do ano, pois as pessoas reservam viagens quando estão mais tristes.

O argumento que sustentou esta teoria foi o cálculo do psicólogo Cliff Arnall, uma espécie de fórmula científica fundamentada em fatores como: condições climáticas, dívidas acumuladas e o stress.

Os cálculos de Arnall traduzem-se nesta fórmula: [W + (Dd)] xTQ / MxNA.

“W” significa clima. O “D” dívida. “T” Período que representa o fim do natal. "Q" é o período desde as resoluções do Ano Novo que foram abandonadas. O "M" e o "N" representam os níveis de motivação baixos.

Contudo, os cientistas refutam que esta fórmula não é válida, pois não é passível de ser avaliada nem verificada. Não há forma de medir o número médio de dias desde que as pessoas desistem das suas resoluções do Ano Novo e nem o clima frio de janeiro é igual para todos os países e continentes.

Embora para muitos cientistas, esta teoria não seja válida, para diversos cidadãos é, pois associam esta teoria aos sintomas do transtorno afetivo sazonal.

Segundo especialistas, muitas pessoas no inverno sofrem com o transtorno afetivo sazonal que está associada à tristeza e até depressão ocorrente nos meses de outono e inverno, por existir menos insidência da luz solar.

As pessoas que sofrem deste transtorno sentem mais fome e vontade de comer doces e hidratos de carbono, dificuldades em se concentrar e dificuldades em dormir.

 

Quais os motivos para existir a Blue Monday?

  • Clima
  • Dívida acumulada
  • Fim da época natalícia
  • Um novo ano pela frente

 

Como fazer da Bue Monday um dia feliz?

Use a tristeza como motivação para mudar de emprego, para acabar com relações tóxicas, perder peso, acabar com maus hábitos alimentares e de sono.

 

4 Sugestões para melhorar o humor e bem-estar:

A tristeza e a felicidade são estados voláteis que podem muito bem ser contornados com as suas atitudes e pensamentos, através da forma com que vê a vida e encara os problemas e conquistas. Deixamos-lhe 4 sugestões para melhorar o seu humor e bem-estar nesta Blue Monday.

1. Coma um pequeno-almoço de rei/rainha

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, como tal, deve ser uma refeição completa e saudável para que o seu corpo receba todos os nutrientes que precisa para funcionar bem.

Tomar o pequeno-almoço ajuda a repor os níveis de energia, melhora o rendimento intelectual e memória, ajuda a manter o peso adequado e melhora o humor visto que repõe os níveis de glucose no sangue.

Coma alimentos como banana, ovo, nozes, leite, pois são ricos em triptofano, um aminoácido que tem a função de produzir serotonina no cérebro, conhecida como a hormona da felicidade, que contribui para a sensação de bem-estar.

2. Ouça música ao acordar

A música tem um impacto muito positivo na saúde e no bem-estar. De acordo, com professor Armando Sena, professor na Universidade Nova de Lisboa, a música reduz o stress e a ansiedade, pode ajudar a prevenir a depressão, tem a capacidade de controlar os batimentos cardíacos e diminui a pressão arterial.

3. Pratique desporto

Fazer desporto faz parte de um estilo de vida saudável e por isso deve ser um hábito a adotar na sua rotina.

Praticar desporto faz bem ao coração e vasos sanguíneos; ajuda a reduzir a pressão arterial, aumenta a capacidade pulmonar, a regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

4. Tenha uma boa noite de sono

Já refletiu como uma boa noite de sono contribui para que o seu dia seja melhor? As boas noites de sono deixam-nos mais alegres, bem-humorados e com mais energia.

Dormir bem ajuda a reduzir os níveis de stress, a retardar o envelhecimento da pele, a melhorar a memória, a controlar o apetite, a ser mais criativo e produtivo.

Os bons produtos de descanso, ajudam a aumentar o seu bem-estar e conforto, proporcionando-lhe as condições essenciais para o bom descanso.

 

A “Blue Monday” existe mesmo?

A verdade é que fatores como clima, luz, condições económicas influenciam o humor e o bem-estar, contudo, é impossível, o dia mais triste do ano ser igual para todos.

Após alguns anos, o professor e psicólogo Arnall desmentiu a sua própria teoria e participou #StopBlueMonday aconselhando a construir a felicidade todos os dias.

Independente da Blue Monday ser ou não uma fórmula válida, deve lutar diária e constantemente pela sua própria felicidade. A felicidade não é uma meta, mas sim um estado de espírito que pode ser trabalhado. 

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