" Qual o impacto da primeira noite do ano?

Qual o impacto da primeira noite do ano?

Qual o impacto da primeira noite do ano?

Qual o impacto da primeira noite do ano?

 Ao longo do artigo vamos falar sobre o impacto da primeira noite do ano e dar 8 dicas de resoluções saudáveis para este novo ano.

Começou 2022 com o pé direito?

Um novo ano significa um novo começo, novas promessas e novas metas. Uma das resoluções mais pedidas este ano foi saúde. Uma boa saúde, construi-se através de um caminho consciente que traça através das suas atitudes e ações.

Se se comprometeu a ser mais saudável, definiu algum objetivo para o seu sono? 

A sua primeira noite de sono do ano foi boa ou nem por isso? Descubra qual o impacto da primeira noite do ano.

Qual o impacto do álcool na primeira noite do ano?

Foi para a cama a horas e sóbrio? Ou aproveitou a festa até tarde e abusou no álcool?

O álcool causa, em algumas pessoas uma falsa sensação de relaxamento e sonolência e noutras pessoas um efeito de estimulação. Independentemente do tipo de reação que o álcool acarrete em si, beber álcool antes de dormir pode reduzir o sono REM.

Esta fase caracteriza-se por movimentos oculares rápidos, por sonhos vívidos e movimentos musculares involuntários, por uma intensa atividade cerebral, a respiração e os batimentos cardíacos tornam-se mais acelerados. Esta fase do sono é extremamente importante para o processamento de memórias, aprendizagens e também para a restauração de energias.

O álcool numa primeira etapa faz com que adormeça sem grandes dificuldades, no entanto, com o avançar da noite pode causar um sono menos reparador e mais fragmentado.

Quais as consequências de um sono insuficiente e de fraca qualidade?

O sono insuficiente reduz a sua capacidade de resistência às infeções, diminui a concentração e boa disposição, aumenta a hormona da fome (grelina) e aumenta a hormona do stress (cortisol).

Se a privação de sono for crónica faz aumentar a resistência à insulina que provoca um aumento do peso e que aumenta o risco de desenvolver diabetes e obesidade.

Se começou o ano com o sono insuficiente tem de aceitar que começou o ano em dívida com a sua saúde. 

Aproveitamos este tema para lhe deixar 8 dicas para viver mais e melhor neste novo ano de 2022, fazendo dele o seu melhor ano.

 Como viver mais e melhor em 2022?

Um novo ano traz consigo 365 oportunidades para viver mais e melhor. Comece este ano com o seu foco na sua felicidade, pois este é o verdadeiro prepósito da vida.

8 Dicas para pôr em prática, escolha 3 e tente cumprir essas com rigor: 

1. Leia um livro por mês

Já duvidou dos benefícios dos livros para o seu cérebro? O cérebro precisa de exercício para funcionar na totalidade, por isso nada melhor do que ler para agilizar e manter o seu cérebro ativo. Ler exercita a memória, alarga o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, melhora a concentração e reduz o stress.

2. Dê gargalhadas várias vezes ao dia

O riso une pessoas e melhora a saúde. Rir fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia, melhora a autoestima e é uma arma poderosa para combater o stress. Uma boa gargalhada ajuda ainda no bom funcionamento do sistema cardíaco.

3. Marque um encontro com amigos uma vez por semana

Há quanto tempo anda para marcar um encontro com uma velha amiga de infância? Com um familiar que vive longe? Pode ser um encontro de minutos, lembre-se mais vale uns minutos do que nenhum contacto o ano inteiro.

4. Desafie-se a fazer algo novo uma vez por mês

Quando foi a última vez que fez alguma coisa nova? Que experimentou algo diferente? E que aprendeu algo novo? Arrisque-se e saia da sua zona de conforto e rotina.

5. Ajude aqueles que mais precisam

Fazer voluntariado vai provocar em si uma sensação de contentamento e felicidade. Fazer o bem faz bem, experimente dar mais de si ao mundo.

6. Tenha um fim de semana por mês livre de tecnologias

Marque um fim de semana e deixe o telemóvel em casa. Desconecte-se das tecnologias, do digital e viva o momento.

7. Dê pequenos passos para uma vida mais sustentável

Substitua as garrafas de água descartáveis e os copos de plástico para o café por alternativas em cartão ou vidro, hoje em dia outras alternativas mais amigas do ambiente.  

8. Tenha sono de qualidade

Adote bons hábitos de sono, como por exemplo diminua o seu tempo de exposição aos aparelhos eletrónicos, na hora de dormir silencie e torne o seu quarto escuro, crie um horário para deitar e acordar e cumpra-o. Se sofre de insónia, experimente começar a praticar meditação ou outro desporto que promova o relaxamento. 

 

Como pode analisar ao longo do artigo, mudar de vida depende exclusivamente de cada um de nós, por isso torne 2022 um ano incrível e traça metas tangíveis.

Desejámos-lhe um novo ano e uma vida nova, com mais saúde física e mental, com boas noites de sono que lhe irão trazem mais disposição, energia e criatividade.

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