" 8 Consequências da falta de sono para o metabolismo

8 Consequências da falta de sono para o metabolismo

8 Consequências da falta de sono para o metabolismo

8 Consequências da falta de sono para o metabolismo

O sono é essencial para o bom funcionamento do organismo, para regular funções endócrinas, para recuperar energia, consolidar informações novas, para reparar tecidos cerebrais e renovar células musculares. Contudo, a falta de sono pode ser o maior inimigo da sua saúde. 

Como o falta de sono afeta o metabolismo?

A privação de sono pode acontecer devido a diferentes fatores como tais, insónia, estilo de vida pouco saudável e equilibrado, motivos de força maior como trabalho por turnos, chegada de um recém-nascido e assistência familiar a doentes dependentes. São vários os motivos que fazem com que diversas pessoas sofram de privação de sono, noite após noite, fazendo com que o metabolismo seja afetado. 

Segundo o cientista David Brodner, quando não dorme o suficiente, a hormona grelina (responsável por regular o apetite) fica desregulada e aumenta o apetite de comer. 

De acordo com um estudo publicado na revista Sciencie Advances, quando um ciclo de sono é interrompido as funções metabólicas são afetadas, como tais, as células aumentam a tendência de absorver gorduras e os tecidos musculares apresentam níveis reduzidos de proteínas estruturais, dificultando a construção de massa muscular. 

A verdade é que para muitas pessoas, dormir pouco é sinónimo de engordar, uma vez que o organismo produz menos leptina (hormona responsável por regular a saciedade)  e produz mais grelina (hormona que estimula o apetite).

8 Consequências de dormir pouco para o metabolismo:

1. Reduz os níveis de proteínas, afetando a formação da musculatura.
 
2. Prejudica o metabolismo.

3. Aumenta a produção do cortisol, hormona do stress.

4. Diminui a saciedade. 

5. Aumenta a vontade de comer.

6. Aumenta o risco de sofrer de obesidade. 

7. Diminui a resistência à insulina.

8. Aumenta a probabilidade de sofrer de hipertensão arterial.



Uma vida saudável inclui uma boa alimentação, uma boa hidratação, atividade física regular e boas noites de sono. 

Se tem dificuldades em adormecer, experimente estratégias como: estabelecer um horário de dormir e acordar, preparar um ambiente convidativo ao sono, como por exemplo, baixar a intensidade da luz, eliminar os ruídos, vestir uma roupa confortável; ler uma passagem de um livro e dormir num colchão confortável. 

Ao dormir num colchão confortável, adaptado às suas necessidades e preferências está a cumprir com as suas necessidades básicas de conforto o que fará com que durma melhor.

Temos uma grande variedade de colchões, diferentes firmezas, alturas, tipos e materiais. Escolha o melhor colchão para si e veja o que este é capaz de fazer pelo seu descanso.

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