" Porque devo renovar os produtos de descanso?

Porque devo renovar os produtos de descanso?

Porque devo renovar os produtos de descanso?

Porque devo renovar os produtos de descanso?

Os produtos de descanso são considerados produtos íntimos, e sendo categorizados assim, exigem um cuidado e atenção redobrada.

Vamos enumerar ao longo do artigo, os motivos pelos quais deve trocar o seu colchão, almofada, lençóis de cama, sommier e estrado.

 

8 Motivos pelos quais deve trocar o seu colchão:

1º Fora da validade

Deve trocar um colchão que esteja fora da validade, ou seja, que tenha passado os 8 anos de vida útil, mesmo que aparentemente parece estar em bom estado. 

 

2º Desgaste

Se não virar nem rodar o seu colchão é provável que este fique mais desgastado do que o normal e até que perca firmeza.

 

3º Deformado

Se o seu colchão tem poucos anos, mas mesmo assim fica com a marca do seu corpo durante muito tempo, ou afunda quando se deita, está na hora de o trocar.

Caso, não o faça, está a dormir num colchão que já não apoia o seu corpo.

 

4º Temperatura desadequada

Os colchões de viscoelástica são bastante sensíveis à temperatura, se o colocou num ambiente de temperatura muito alta, é provável que este tenha ficado demasiado mole e perdido a sua firmeza.

5º Dores musculares

Após uma noite de sono deve se sentir recuperado e com a energia revitalizada. Caso isto não aconteça, noite após noite, é porque o seu colchão não está a adaptar-se a sua forma corporal. 

6º Se está grávida

A gravidez é uma fase da vida da mulher que exige muitos cuidados para um maior bem-estar. É comum nesta fase as gestantes sofrem de algumas perturbações de sono, por isso é importante avaliar se o seu colchão lhe tem dado boas noites, se concluir que a resposta é “não”, está na hora de trocar o seu colchão.

 

7º Se sofre de problemas respiratórios ou alergias

Se tem um problema de saúde relacionado com alergias ou com problemas respiratórios, deve trocar de colchão com mais frequência.

A verdade é que com o passar dos anos, os colchões acumulam alérgenos como mofo, ácaros, poeira, peles mortas, caspa, entre outras sujidades.

 

4 Motivos pelos quais deve trocar a sua almofada:

1º Dores musculares

Se sente dores musculares, na zona do pescoço, ombros e coluna, pode significar que a sua almofada não está a exercer bem a sua função de apoio, provocando um desalinhamento da coluna e pressões indesejadas nas vértebras, causando desconforto. 

 

2º Fora da validade

Os prazos de validade das almofadas são de dois anos. Por muito que goste da sua almofada, tem de aprender a respeitar os prazos de validade para que a sua saúde não seja colocada em perigo.

 

3º Acumulação de secreção

Com o passar do tempo, as almofadas começam a acumular diversas secreções, como saliva, peles mortas, sujidade, poeira, mucosidades, lágrimas, caspa, cerúmen (cera do ouvido).

A sua almofada também acumula microrganismos, como fungos, bactérias e ácaros.

 

4º Manchas amarelas

As secreções que a almofada acumula, por vezes, resulta em manchas amarelas.  
 

Principal motivo para mudar os lençóis de cama?

1. Acumulação de sujidades

Os nossos corpos transpiram durante a noite, e algumas dessas substâncias passam para os lençóis.

Os lençóis e outros têxteis de cama, acumulam poeiras, humidade (transpirações), cabelo, gordura, cremes corporais e perfumes, fazendo aumentar a proliferação de ácaros e sujidades.

Mudar os lençóis de cama, é uma tarefa fundamental para ter o ambiente da sua cama saudável e proporcionar um sono reparador.

 

3 Motivos pelos quais deve trocar o seu sommier:

1. Perda de suporte

Se deixar de proporcionar um repouso firme e estável, pode estar a prejudicar a qualidade do colchão.

 

2. Se faz barulho

O barulho pode ser causado pelo desgaste.

 

3. Tamanho errado

Verifique se o seu sommier e o seu colchão são do mesmo tamanho, para não danificar o produto.

 

2 Motivos pelos quais deve trocar o seu estrado:

É comum questionar quando se deve trocar o colchão, a almofada, a base, mas por vezes o estrado fica esquecido.

Os estrados por serem estruturas metálicas tendem a ser muito resistentes e duráveis, no entanto também devem ser trocados e são tão importante para um bom repouso como qualquer outro produto de descanso.

 

1. Lâminas desalinhadas

Se o seu estrado tiver lâminas desalinhadas ou até alguma ripa dobrada, está na hora de proceder à troca. 

 

2. Barulho

Quando se deita e ouve barulho pode ser o seu estrado a indicar-lhe que já não se encontra em boas condições. Troque o seu estrado, antes que este deforme o seu colchão.

 

Os produtos de descanso ajudam a obter boas noites de sono e consequentemente melhor qualidade de vida e bem-estar. No entanto, se forem utilizados em más condições e fora do prazo de validade podem representar um perigo para a saúde e higiene, podendo causar reações alérgicas na pele, problemas respiratórios e ainda problemas de coluna.

 

 

Outros artigos relacionados: