" Mudança da hora: Efeitos para a saúde

Mudança da hora: Efeitos para a saúde

Mudança da hora: Efeitos para a saúde

Mudança da hora: Efeitos para a saúde

 

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de sábado para domingo e irá iniciar-se o horário de inverno, ou seja, os europeus vão dormir mais uma hora.

A mudança da hora é regulada por uma diretiva europeia de 2000, que definiu que todos os anos o relógio ora anda para frente ora anda para trás no último domingo de março e no último domingo de outubro.

Cerca de 70 países cumprem com esta diretiva, no entanto, as consequências e os riscos que esta mudança da hora acarreta para o sono e para o funcionamento do corpo humano são muito nocivas, por esse motivo foi apresentada uma proposta em 2018 pela Comissão Europeia para abolir a mudança horária, embora o Parlamento Europeu apoia-se esta proposta, esta acabou por não ser aceite, visto que os estados-membros não chegaram a um consenso.

 

A Associação Portuguesa de Sono defende a abolição da mudança horária e permanência na hora de inverno. Segundo a APS “A permanência no horário padrão tem efeitos benéficos para a saúde física e psicológica, com eventual repercussão socioeconómica positiva.”

 

Segundo Miguel Meira e Cruz, presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono “A agressão maior não é exatamente nós mudarmos a hora, porque adaptar-nos-íamos, uns mais depressa e outros menos depressa. A questão é que duas vezes por ano ora andamos para a frente, ora andamos para trás, e exigimos que os nossos genes, que são coisas que demoram muitos, muitos anos a adaptar, se adaptem imediatamente. E isso não acontece”, afirmou.

 

Descubra já a seguir quais as consequências a curto e longo prazo da mudança de hora bianual para a saúde.

7 Efeitos a curto prazo da mudança de hora bianual:

1. Alteração do humor

2. Alteração do sono

3. Pior desempenho profissional e escolar

4. Maior risco de sofrer de acidentes cardio e cerebrovasculares

5. Alterações no estado de alerta

6. Prevalência de alguns tipos dores de cabeça.

7. Aumento de acidentes rodoviários, nos dias seguintes à mudança de horário.

De acordo com Miguel Meira e Cruz uma das mais graves consequências desta mudança de hora bianual é a desregulação das hormonas “No nosso organismo temos uma hormona que varia durante 24 horas, os chamados ritmos circadiários. A ação das hormonas tem uma hora estabelecida. Se a hora muda, estas hormonas ficam desreguladas.”

 

6 Efeitos a longo prazo da mudança de hora bianual:

1. Cancro

2. Diabetes

3. Obesidade

4. Doenças cardiovasculares

5. Doenças neurodegenerativas, como a Alzheimer

6. Redução da imunidade

O impacto da mudança da hora e os seus efeitos pode variar de acordo com a saúde, rotinas de sono, necessidades e estilos de vida de cada pessoa.

 

Reunimos as 3 melhores dicas para o ajudar a reduzir os efeitos da mudança de hora na qualidade do seu sono, descubra já a seguir quais. 

3 Dicas para reduzir o impacto da mudança de hora no sono:

1- Faça do sol o seu aliado

Exponha-se à luz nas horas de vigília. A luz ajuda a regular o relógio interno e a melhorar a qualidade do sono prevenindo a insónia.

 

2- Faça uma mudança gradual de horários

Vá ajustando as rotinas de sono e alimentação, por exemplo, jante mais tarde uns minutos e deite-se 20 minutos mais tarde do que habitual durante uns dias.

 

3- Feche as persianas ao máximo.

Com a mudança da hora, provavelmente vai começar a acordar mais cedo nos primeiros dias. Para que o seu sono não seja interrompido pela luz, é importante que as persianas do quarto estejam bem fechadas, de modo a que não entre nenhuma luz solar pela janela.

Com pequenos ajustes na sua rotina e uma boa higiene de sono a mudança de hora não terá um impacto tão acentuado na qualidade do seu sono. 

 

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