" Posso dormir com o meu animal de estimação?

Posso dormir com o meu animal de estimação?

Posso dormir com o meu animal de estimação?

 

Posso dormir com o meu animal de estimação?

Dormir com o seu patudo pode ser maravilhoso e fortalecer a amizade e companheirismo entre os dois, no entanto, este hábito oferece vantagens e desvantagens, confira já a seguir quais.  

6 Vantagens de dormir com um animal de estimação:

1. Estabelece um vínculo emocional muito grande

Ao dormir com o seu animal de estimação está a melhor a sua relação com o seu patudo e a criar mais empatia.

2. Alivia a ansiedade e stress

Uma pessoa stressada ou ansiosa consegue controlar melhor o stress e a ansiedade quando dorme com o animal de estimação, uma vez que recebe carinho e o organismo liberta a hormona oxitocina e endorfina, hormonas associadas à sociabilidade, ao amor e sensação de bem-estar.

3. Melhora o descanso

É normal que sinta uma sensação de relaxamento quando o seu patudo dorme consigo, a respiração ritmada e o calor do seu animal de estimação relaxa-o e conforta-o, proporcionando uma noite de sono mais descansada.

4. Sensação de tranquilidade e segurança

As crianças que têm medo de dormir sozinhas e medo do escuro, tendem a dormir melhor quando estão acompanhadas pelo animal de estimação, dado que, se sentem mais seguras.

5. Ajuda a combater a depressão

As pessoas que estão a passar por depressão, sentem dificuldades em sair da cama e em enfrentar os dias. Quando dormem com os animais de estimação, são “obrigados de manhã” a sair da cama e levar o patudo a fazer as suas necessidades ou a ir passear.

6. Conforto do calor humano

Os animais de estimação têm uma temperatura corporal mais alta do que a dos donos, o que causa uma sensação agradável de conforto. Quem não gosta de dormir no quentinho?

5 Desvantagens de dormir com um animal de estimação:

1. Maior risco de contágio de doenças

Se o animal não estiver devidamente desparasitado e vacinado, há um maior risco de doenças e contágio para os donos.

2. Possibilidade de ser arranhado 

Ao dormir com um animal de estimação deve estar consciente que este pode arranhá-lo acidentalmente durante um sonho ou enquanto se mexe.

 

3. Desconforto durante a noite

As pessoas que têm o sono leve e que não estão habituadas a esta prática, podem acordar com mais facilidade quando o animal de estimação se mexe. 

4. Sono pouco reparador

Os donos podem passar a ter um sono mais fragmentado por sentirem medo de magoar o patudo durante a noite. Mas também, por serem acordados, devido ao barulho que os animais costumam fazer barulho quando estão a dormir, rosnam, ressonam alto e até podem soltar alguma flatulência, todos estes ruídos podem afetar a qualidade do seu sono.

5. Possibilidade de causar reações alérgicas

O pelo do seu animal de estimação pode causar reação alérgicas, como, espirros, comichão, obstrução nasal, entre outras reações.

 

5 Principais cuidados a ter ao dormir com animais de estimação:

Se para si dormir com o seu animal de estimação tem mais vantagens do que desvantagens e não consegue imaginar uma noite a dormir sem o seu patudo, deve tomar alguns cuidados para proteger a sua saúde e para que a qualidade do seu sono não seja afetada.

1. Mantenha as vacinas em dia

Os animais vacinados não transmitem tantas doenças e bactérias. Verifique se o boletim de vacinas do seu animal de estimação está em dia. 

2. Medique o seu patudo contra as parasitas e vermes

Os animais são propícios a ganhar carrapatos, piolhos, pulgas e até ácaros, para que estes sejam saudáveis e estejam protegidos destes parasitas e vermes é necessário meditá-los contra estes "inimigos".

3. Não descure da higiene do animal

Se o seu animal vai partilhar cama consigo, deve investir na higiene deste diariamente, como por exemplo: deve dar banhos e cortar/limar as unhas regularmente.

Antes de o animal ir para a cama passe uns toalhetes nas patas e no corpo deste e lave-lhe bem a boca e os dentes, uma higiene oral é fundamental para não acumular bactérias e mau hálito.

4. Xixi e cama

Antes de colocar o seu animal na cama, lembre-se de o levar a fazer as necessidades, assim irá evitar ter de se levantar a meio da noite para este urinar.

5. Troque a roupa de cama semanalmente

Para evitar a acumulação de bactérias, ácaros, pelos e outros tipos de sujidade e impurezas, troque semanalmente toda a roupa de cama e deixe o quarto a arejar todas as manhãs.

Dormir com o seu patudo é uma decisão que deve ser tomada com consciência, pois se deixar o seu animal de estimação dormir consigo, vai ser difícil desabituá-lo. Portanto, antes de levar o seu patudo para a cama, certifique-se que este está com a saúde em dia e que cumpre todos os cuidados. Bons sonhos!

 

Outros artigos relacionados:

Como limpar o colchão?

Como limpar almofadas?

Qual a temperatura ideal para dormir? 

Deixar uma resposta

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
Email: (Não publicado)
Comentário: