" Saiba como adormecer rápido: 7 Dicas

Saiba como adormecer rápido: 7 Dicas

Saiba como adormecer rápido: 7 Dicas

Como adormecer rápido?

Esta é uma questão muitas vezes colocada e que muitos anseiam por ter uma resposta. Fique desse lado que vamos explicar como.

 

Numa sociedade em que o tempo é dinheiro, quem ganha é o imediatismo, o “querer agora e de forma imediata”.

O desejo depois de tantas horas a trabalhar é chegar a casa e desligar-se do mundo. O problema é quando o cansaço é muito, mas o sono não chega, tornando-se um desafio adormecer.

Por vezes, as pessoas estão a sofrer de insónia e nem sabem, pois desvalorizam o tempo que demoraram a adormecer. Uma forma simples de descobrir se sofre de insónias é através da "regra dos 3". 

Se demora mais que 30 minutos a adormecer mais de 3 vezes por semana e se isto já acontece há mais de 3 semanas por mês, está a sofrer de insónia.

Foi com base nas suas necessidades que reunimos 7 Dicas para adormecer rápido e melhorar o seu sono.

Saiba como adormecer rápido com 7 Dicas:

1. Aprenda a controlar a respiração

Uma respiração profunda e lenta ajuda o corpo a relaxar e a diminuir os batimentos cardíacos. Deste modo, o corpo irá perceber que é momento de relaxar e preparar-se para dormir.

Como fazer? Use o método 4-7-8: Inspire pelo nariz por 4 segundos, sustente a respiração por 7 segundos e solte o ar pela boca durante 8 segundos.

2. Relaxe os músculos

O stress e a ansiedade fazem com que os músculos fiquem contraídos, mesmo que de forma inconsciente.

Como fazer: Uma maneira de adormecer rápido é relaxar os músculos, como por exemplo, descolar a língua do céu da boca, baixar os ombros, abrir as mãos e os pés, fechar os olhos e respirar profundamente.

3. Distraia a mente

Demasiadas preocupações e um pensamentos perturbadores causam ansiedade e insónias.

O stress é atualmente um dos motivos que contribui para o sono insatisfatório, uma vez que aumenta o estado de alerta e aumenta a pressão arterial.

Uma das formas para adormecer rápido é não levar preocupações para a cama e distrair-se dos pensamentos tóxicos e perturbadores.

Como fazer: Antes de preparar-se para dormir reserve 10/15 minutos para refletir sobre o seu dia e para planear as tarefas para o dia seguinte.  

4. Oiça música relaxante

A música diminui os níveis de cortisol o que faz com que as pessoas relaxem e aliviem o stress. Ouvir música afeta o sistema nervoso simpático, reduzindo a sua atividade, ajuda a regular a respiração, a reduzir a pressão arterial e a reduzir a frequência cardíaca.

Como fazer: Escolha uma playlist relaxante e coloque baixinho para criar apenas ruído de fundo. Não use fones, pois estes podem ser perigosos, uma vez que podem enrolar-se no seu pescoço ou fazer feridas no seu ouvido.

5. Dê vida à imaginação

A sua imaginação pode ajudá-lo a adormecer em menos tempo e a distrair-se dos seus pensamentos.

Como fazer: Imagine uma paisagem tranquila, como por exemplo, um campo, uma praia ou até o céu e respire profundamente.

Use a imaginação para chegar aos mais ínfimos pormenores recorrendo à memoria de cheiros e texturas.

6. Não se obrigue a dormir

Quando tenta durante muito tempo estar de olhos fechados está a agravar a insónia e a ansiedade.

Se não conseguir dormir no prazo de 15-20 minutos, levante-se da cama e tente ler, fazer um chá e relaxar. Volte para cama apenas quando estiver com sono.

Como fazer: Apenas feche os olhos quando sentir sono, tente fazê-lo de forma natural sem pensar que tem de o fazer. 

7. Crie um ambiente propício ao sono

Criar um ambiente convidativo a uma boa noite de sono é meio caminho andado para dormir bem e adormecer em menos tempo.

Como fazer: Controle a temperatura ambiente, diminua os ruídos indesejáveis, elimine a luz e vista algo confortável.

 

Outros conselhos que lhe podemos dar:

  • Defina uma hora para dormir e outra para acordar, este hábito é essencial para criar um horário de sono estável.
  • Evite o uso do telemóvel antes de ir dormir, pois os aparelhos eletrónicos prejudicam a libertação da melatonina.
  • Evite refeições pesadas à noite, pois podem causar má disposição e sensação de afrontamento.
  • Exercite-se diariamente, é aconselhado que pratique desporto, mas nunca antes de dormir. Opte por fazê-lo de manhã ou ao fim do dia.

Outros artigos que lhe podem interessar:

Qual a temperatura ideal para dormir

Benefícios do yoga: Qual a importância na saúde

8 Exercícios para fazer antes de dormir

Melhores técnicas para adormecer