" Sono: 15 Perguntas e respostas mais frequentes

Sono: 15 Perguntas e respostas mais frequentes

Sono: 15 Perguntas e respostas mais frequentes

 

Sono: 15 Perguntas frequentes e respostas

A medicina do sono faz parte de uma das especialidades da medicina, embora o seu reconhecimento seja recente em Portugal.  

Existem diversas teorias sobre o sono, mas todos os profissionais concordam que o sono detém funções importantíssimas de regulação, reparação do organismo e aprendizagem cognitiva e emocional.

Sendo uma área muito importante e um dos problemas atuais da saúde pública, é normal surgirem dúvidas por parte dos cidadãos. Com o intuito de o ajudar a dormir melhor e ter melhor qualidade de sono, reunimos 15 perguntas e respostas mais frequentes sobre o sono.

 

Pergunta 1: Quais os impactos de uma noite ou várias noites mal dormidas?

São as boas noites que fazem os bons dias e uma noite mal dormida influencia muito o dia-a-dia. Ao dormir mal o seu corpo não consegue desenvolver corretamente algumas funções que são apenas feitas enquanto dorme, que pode ter um impacto negativo ao nível da recuperação do organismo e ao nível do desenvolvimento emocional e cognitivo. 

5 Consequências de noites mal dormidas:

1. Aumento do risco de sofrer de obesidade e de diabetes

Quando dorme mal há uma maior dificuldade de controlar a hormona da saciedade, denominada de leptina e de controlar a hormona da fome, chamada de grelina.

2. Aumento do risco de sofrer demência

As noites mal dormidas, resultam num aumento da proteína tóxica beta amiloide, conhecida como a proteína da alzheimer.

3. Alterações no humor

Dormir pouco aumenta os níveis de cortisol (stress), causando maior irritabilidade e falta de empatia pelo outro.

4. Afeta a saúde sexual

A privação de sono está associada a uma diminuição dos níveis de testosterona, esta hormona tem um papel fundamental na função sexual do homem. Por vezes, as noites mal dormidas podem resultar numa redução da libido.

5. Aumenta o risco de AVC

Dormir mal várias noites seguidas prejudica drasticamente o bom funcionamento do coração, pois a pressão arterial e a frequência cardíaca não baixam, o que faz com que o sistema cardiovascular não repouse como devia.

Veja mais sobre este tema neste artigo: Privação de sono do cansaço à morte

Pergunta 2: A qualidade do sono tem impacto na imunidade? 

Sim, dormir bem aumenta a imunidade.

Quando dorme mal está a afetar negativamente o seu sistema imunológico, pois a privação de sono torna o seu organismo mais suscetível a agentes infeciosos, porque as hormonas do stress (cortisol) aumentam o que consequentemente reduz a capacidade de defesa do organismo.

Pergunta 3: O álcool ajuda a dormir?

A resposta é não! A verdade é que o álcool causa uma falsa sensação de sonolência que rapidamente se transforma num sono pouco reparador, há uma maior probabilidade de ressonar, acordar a meio da noite com vontade de urinar ou maldisposto.

Pergunta 4: Ressonar durante o sono é normal?

Não. Ressona porque quando está a dormir as paredes das vias respiratórias ficam mais relaxadas, o que dificulta a passagem do ar, provocando a vibração das vias respiratórias.

 

Pergunta 5:  O que é ruido branco para o bebé dormir?

Os ruídos brancos ou White Noise, são ruídos monótonos, com a mesma frequência rítmica, funcionam como espécie de barreira uma vez que impedem o bebé de ouvir outro som que esteja por perto. São idênticos aos ruídos intrauterinos (batimentos cardíacos, respiração, sons dos intestinos, entre outros).

Alguns exemplos de ruídos brancos são: o som da máquina de lavar roupa e lavar loiça, secador do cabelo, aspirador do pó ou exaustor da cozinha, água a cair, chuva, vento ou o som da maresia.

No entanto, os ruídos brancos, também têm riscos para a saúde auditiva do bebé se não forem utilizados com cuidado.

Os aparelhos auditivos, como o telemóvel, aparelhagem ou televisão, devem ser colocados longe dos berços e cama dos bebés, com uma distância superior a 2 metros, para não interferirem na capacidade auditiva do bebé.

 

Veja mais sobre este tema neste artigo: Como regular o sono do bebé?

Pergunta 6:  O exercício físico ajuda a dormir melhor?

Sim. A prática de exercício físico ajuda a ter boas noites de sono. O desporto reduz os níveis de stress e permite também que o corpo atinja uma temperatura mais baixa durante o sono, pois possibilita a síntese proteica, processo pelo qual são produzidas as proteínas.

Veja mais sobre este tema neste artigo: 8 exercícios para fazer antes de dormir

Pergunta 7: O que é Sonambulismo?

O sonambulismo é um distúrbio do sono que acontece durante a fase mais profunda do sono. E sabia que não se repete na mesma noite?

Este distúrbio do sono consiste na ativação de algumas áreas do cérebro, iniciando funções motoras como caminhar ou fazer outras atividades, embora a consciência permaneça inativa, isto é, quando a pessoa acorda não se lembra do que se passou nem do que fez.

Regra geral, esta doença do sono, acontece com mais predominância no sexo masculino, em pacientes que sofrem de apneia do sono ou em crianças que fazem micção na cama, inicia-se na infância entre os 3 aos 7 anos e tem tendência a terminar na adolescência, são poucos os casos que perpetuam na fase adulta, de acordo com o hospital CUF a prevalência desta doença é 1% a 5%.

Veja mais sobre este tema neste artigo: Descubra 7 Disbúrbios do sono 

Pergunta 8: O que é Paralisia do Sono?

A paralisia do sono é uma doença do sono, faz parte dos distúrbios do sono.

Este distúrbio caracteriza-se pela dificuldade ou mesmo incapacidade de se mover ou falar quando logo após acordar, causando angústia e medo e alucinações, parecendo que está a ver-se fora do seu corpo. 

Segundo a Sociedade Portuguesa de Neurologia “a paralisia do sono ocorre quando há uma dissociação entre o cérebro e o corpo: numa das fases do sono chamada Sono REM (Rapid Eyes Movement) há uma atonia muscular completa. Isso impede que os sonhos tenham manifestações motoras, o cérebro está ativamente a recuperar (…). A mente funciona e o corpo não mexe, não acorda”, explica Isabel Luzeiro, presidente da direção desta sociedade.

As causas que explicam os episódios desta doença do sono são muitas, como stress, ansiedade, transtorno de stress pós-traumático, mudança súbita do estilo de vida, uso de medicamentos para dormir e consumo excessivo de álcool.

Pergunta 9: Qual a parte do cérebro responsável pelo sono?

A parte do cérebro responsável pelo sono é a mesma parte responsável pelo estado de vigília, o hipotálamo, este está localizado entre o córtex e o tronco cerebral.

O sono resulta de uma ação de uma rede de neurónios (células nervosas) que está espalhada pelo nosso cérebro. Este tem um relógio biológico numa área do cérebro chamada hipotálamo que nos indica quando devemos acordar e dormir em função do relógio natural que se rege por fatores como o ciclo de luz. É através do hipotálamo que se regula a produção de melatonina, ou seja, a hormona do sono. Atingimos valores mais altos de melatonina quando há ausência de luz, ou seja, à noite. O hipotálamo ativa as zonas do córtex e tronco cerebral que por sua vez levam à libertação de neurotransmissores que nos induzem o sono.

Veja mais sobre este tema neste artigo: 8 que acontece enquanto dormimos 

Pergunta 10: Porque tenho sono depois do almoço?

É comum sentir sono após o almoço, pois o organismo está a fazer a digestão e o fluxo sanguíneo concentra-se na região da barriga, o que leva o cérebro a ficar menos oxigenado.

4 Dicas para vencer o sono depois do almoço:

  •          Faça refeições menos pesadas

Ao comer alimentos gordurosos e pesados está a favorecer o estado de sonolência, pois o organismo demora mais tempo a fazer a digestão de gorduras. O processo de digestão gasta muito energia, se optar por comer alimentos mais leves está a facilitar este processo.

  •          Hidrate-se após o almoço

A água tem funções fundamentais no organismo como tais: ajuda a eliminar substâncias tóxicas, a regular a temperatura corporal e preveni a sensação de fadiga e sonolência.

  •          Começa alimentos estimulantes

Se não gosta de beber um café após o almoço ou chás como verde ou preto, opte por comer 1 quadrado de chocolate preto.

O chocolate preto é um alimento estimulante que acelera os batimentos cardíacos, diminuindo assim a sensação de sonolência.

  •          Faça uma caminhada durante 10 minutos depois do almoço

Uma simples e curta caminhada pode ajudá-lo a afastar o sono, pois esta prática ajuda a fazer a digestão e aumenta os níveis de energia.

 

Veja mais sobre este tema neste artigo: Qual a influência da alimentação no sono?

Pergunta 11: Porque o sono é importante?

Um sono regular, diário e de qualidade gera um impacto positivo muito grande na sua saúde, vida, bem-estar e rotina.

Uma boa noite de sono é vital para um bom desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. É primordial para aumentar as suas defesas imunitárias, para um bom funcionamento do metabolismo, para melhorar o seu sistema cardíaco, melhor o seu humor e desempenho escolar ou profissional.

Grande parte das funções cerebrais dependem da qualidade do seu sono, como por exemplo funções como: memória, produtividade, criatividade, atenção, linguagem, emoções, pensamentos, tomada de decisões. 

4 benefícios do sono para a saúde:

  •          Diminui os níveis de cortisol, hormona do stress.
  •          Melhor controlo da saciedade e dos níveis de açúcar.
  •          Aumenta a produção de glóbulos brancos ajudando a combater as infeções e inflamações.
  •          Diminui a probabilidade de ter acidentes rodoviários

 

Veja mais sobre este tema neste artigo: A verdade sobre a importância do sono

Pergunta 12: O que é o sono profundo?

É nesta fase que os batimentos cardíacos, a respiração e os músculos ficam mais relaxados e as ondas cerebrais mais lentas.

Esta fase é fundamental, pois é aqui que acontece o descanso da atividade cerebral. Esta fase é muito importante para a reparação do organismo, pois o corpo vai tentar recuperar de pequenas lesões que foram surgindo durante o dia.

O sono profundo começa na fase do sono não-REM, no estágio 3, mas atinge maior profundidade na fase REM do ciclo do sono. 

 

Pergunta 13: O que é o sono REM?

O sono REM caracteriza-se pelo movimento rápido dos olhos, enquanto o restante corpo fica parado. Atingir o estágio do sono REM é importante para fixar as memórias, processar as experiências e o conhecimentos adquiridos durante o dia. 

4 Motivos que indicam que porque o sono REM é importante:

  •          Fundamental para a manutenção de funções cognitivas como memória, criatividade e a capacidade de aprender.
  •          Proporciona bem-estar.
  •          O corpo faz a reparação de pequenos danos ocorridos durante o dia. 
  •          O organismo recupera o equilibrio para prevenir doenças do coração e problemas mentais e psicológicos, como ansiedade e depressão

Pergunta 14:  Quais as causas do sono e cansaço excessivo?

O sono excessivo não é um estado normal nem saudável, indica que alguma coisa se passa consigo.

3 Possíveis causas do sono excessivo:

  •          Doenças como: anemia, diabetes, alterações na tiroide, fibromialgia e doenças cardíacas.
  •          Distúrbios de sono: apneia do sono e narcolepsia.
  •          Sintomas de gravidez

 

Veja mais sobre este tema neste artigo: 

7 Formas para acabar com o cansaço de vez

Dormir demais faz mal?

Pergunta 15: O que é a melatonina?

A melatonina é uma hormona produzida pela glândula pineal, localizada no centro do cérebro. Esta só é produzida quando há ausência de luz, ou seja, a sua libertação inicia-se à noite.

Gostou do conteúdo deste artigo?

Se sim, partilhe este artigo com mais pessoas.

Deixar uma resposta

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
Email: (Não publicado)
Comentário: