O seu corpo é um trabalhador incansável!

O seu corpo é um trabalhador incansável!

O seu organismo tem uma grande lista de atividades enquanto dorme que passam pela libertação de hormonas, até à fixação de informações.

Libertação de hormonas:

Na infância, cerca de 90% das hormonas de crescimento são libertadas durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais hipóteses de terem problemas no seu desenvolvimento físico.

Elimina o stress:

Uma noite bem dormida evita que o organismo acumule altos teores de cortisona. Esta hormona é libertada em situações de stress e contribui para o mau humor com que se pode ficar, após uma noite em claro.

Reposição de hormonas:

A hormona do crescimento continua a ser produzida, mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua a acontecer durante o sono. Nos adultos, ela evita a flacidez muscular e garante o vigor físico.

Imunidade:

Durante o descanso, o corpo liberta substâncias que ajudam o organismo a defender-se de invasores, como vírus e bactérias.

Apetite em equilíbrio:

É durante o sono que o organismo liberta maior quantidade da hormona que controla a sensação de saciedade e evita eventuais ataques ao frigorífico, durante a madrugada.

Envelhecimento precoce e tumores:

Enquanto dormimos, o organismo elimina ccom mais facilidade os radicais livres, que podem causar o envelhecimento precoce e até tumores.

Memória:

O sono interfere na regulação térmica do cérebro, a função essencial para o bom funcionamento dos mecanismos de memória e da vida psíquica.

Fixação de informações:

Estudos indicam que é durante o sono que se fixam as informações na memória.

Deixar uma resposta

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
Emiail: (Não publicado)
Comentário: