" A rotina de sono ideal para o regresso às aulas

A rotina de sono ideal para o regresso às aulas

A rotina de sono ideal para o regresso às aulas

Como criar uma rotina de sono antes do regresso às aulas?

As crianças não se importariam que fosse verão o ano inteiro, de brincar até tarde e acordar ao meio da manhã todos os dias. No entanto, um novo ano letivo se avizinha e como tal é necessário regressar aos poucos à rotina. 

As aulas estão quase a começar e é importante que comece a colocar em prática uma rotina de sono. Estabeleça e normalize uma rotina de sono adequada e saudável para que as crianças comecem o ano escolar com o sono em dia, as rotinas criadas e cheias de energia para que o desempenho escolar seja o melhor. 

Descubra connosco ao longo do artigo, como ajudar o seu filho a regressar às aulas com o sono em dia!

Rotina de sono para o regresso às aulas:

1. Estabeleça uma rotina para antes de deitar

Defina uma hora para desligar os aparelhos eletrónicos, como tais, os telemóveis, computador, televisão, pois estes afetam a libertação e produção de melatonina. O ideal seria desligar estes aparelhos duas horas antes do deitar.

Pode preencher estas duas horas com um banho tépido, com a leitura de um livro ou brincar com brinquedos que não sejam educativos, como por exemplo os peluches, pois estes não imitem som o que não permiti que o cérebro seja estimulado. 

2. Comece a deitar e acordar os miúdos mais cedo

Esta mudança não precisa de ser drástica, aconselhamos que comece já hoje a deitar os seus filhos 15 minutos mais cedo todas as noites e faça o mesmo ao acordar, incluindo o fim-de-semana. 

3. Crie um ambiente propício ao sono

Prepare o quarto das crianças, deve estar escuro, silencioso e com uma temperatura ambiente ideal. Para um sono reparador é essencial que este durma com produtos de descanso de qualidade, de máximo conforto e que sejam adequados às necessidades das crianças.

Esteja atento às características dos produtos que tem na cama dos seus filhos, pois pode estar na altura de trocar de colchão ou de almofada.   

4. Aumente o tempo de exposição solar de manhã

De manhã, abra as janelas do quarto e as janelas da cozinha enquanto tomam o pequeno-almoço, desta forma está a ajudar o relógio biológico do seu filho a acertar os ritmos e a melhorar o humor e disposição para mais um dia. 

 

Para que serve uma rotina de sono?

A rotina de sono ajuda o corpo e mente a perceber quando é hora de descansar, começar a abrandar para que adormecer seja mais fácil e que o sono seja de qualidade. 

Uma boa noite de sono ajuda as crianças a gerir melhor as emoções, a melhorar a concentração, atenção, a assimilar novos conhecimentos, o que resulta em sucesso escolar, e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Quando o regresso às aulas se aproxima os pais e as crianças começam a sentir alguma ansiedade. Os filhos estão ansiosos por se reencontrarem com os colegas de escola antigos, por conhecerem os professores e colegas novos, por um ano cheio de novas aprendizagens e descobertas. Os pais estão ansiosos por terem as compras escolares feitas, por saberem onde os filhos vão almoçar, quais os transportes que terão de usar, se estes se habituarão bem às novas responsabilidades, entre outras coisas.

A ansiedade de ter tudo organizado antes do regresso às aulas e uma rotina bem estabelecida é um desafio para os pais e para as crianças, o que pode prejudicar a qualidade de sono. A rotina de sono irá ajudar a estabilizar o corpo no fim de cada dia, para que todos durmam melhor. 

Saiba já a seguir,  4 dicas para facilitar o regresso às aulas.

 

4 Dicas para facilitar o regresso às aulas:

1. Peça ajuda aos seus filhos para fazer a mochila.

A partir dos dois anos, as crianças já podem ajudar a arrumar os brinquedos e obedecem a pequenas orientações como: “coloca aqui, por favor” ou “chega-me isto, por favor”.

É importante que as crianças sejam englobadas nas tarefas de casa, para elas próprias perceberem onde estão as coisas delas e a aprenderem a organizarem-se.

Ao fazer a mochila com os seus filhos eles vão ficar mais motivados com o início escolar.

2. Relembre as crianças de que a escola está quase a começar e que as aulas estão a chegar.

É comum as crianças não terem 100% a noção do tempo, ao relembrar o seu filho que falta pouco para o regresso das aulas irá ajudá-lo a perceber que as férias estão a acabar e uma nova fase irá iniciar-se. O objetivo desta dica é prepará-lo para a mudança.

3. Transmita motivação e positividade.

Fale do inicio escolar como algo bom, mencione que vão encontrar outras crianças para brincar, que vão fazer e aprender coisas novas. Reforce a ideia de que a escola é uma fase boa da vida deles, onde vão crescer e fazer amigos. 

4. Crie horários para brincar e outro para fazer atividades educativas. 

Comece antes das férias terminarem a criar horários para brincar e outro para fazer atividades como ler uma história, fazer um desenho, pintar um quadro ou arrumar o quarto.

  

Antes de seguir a rotina de sono e as nossas dicas para facilitar o regresso às aulas, é importante que dê o exemplo, para que as crianças queiram seguir o exemplo.  

Outros artigos que pode gostar de ler:

 Qual a temperatura ideal para dormir?

Como melhorar o sono das crianças?

Qual a influência da alimentação no sono?

Como regular o sono do bebé?