" Qual A Importância do Sono Para a Atividade Física

Qual A Importância do Sono Para a Atividade Física

Qual A Importância do Sono Para a Atividade Física

Qual A Importância do Sono Para a Atividade Física

Dormir bem é essencial para a qualidade da sua saúde e é primordial para uma vida saudável e equilibrada. Não há dúvidas acerca do papel do sono para a saúde, pois não? Mas, e, sobre a importância do sono para a atividade física? O sono e o desporto estão interligados, e para uma boa performance, é necessário os dois estarem alinhados.

Fique connosco, porque o melhor está para vir e você não vai querer perder as informações valiosas que temos para lhe dar.

 

Sono e atividade física, qual a relação?

Dormir na quantidade certa, 7h a 8h por noite, e com qualidade pode ser o elemento que lhe falta para se destacar e ter um desempenho diferenciador.  

Quando dorme bem, acorda bem-disposto e mais motivado, passa também o dia com mais energia.

Uma boa noite de sono, ajuda o seu organismo a controlar melhor a hormona leptina, esta é responsável por controlar o apetite e por regular o gasto energético, o que permite manter o peso corporal, e também a controlar melhor a hormona grelina, responsável por controlar a saciedade.

Outra vantagem de dormir bem é que o seu organismo aumenta a produção da hormona do crescimento que contribui positivamente para evitar a acumulação de gordura. Não é à toa que as pessoas dizem que dormir bem ajuda a emagrecer, porque de facto, quando o sono é reparador restabelecem-se muitas funções do nosso corpo.

O sono tem um papel fundamental na regulação de algumas funções e hormonas que ajudam na recuperação física tal como mencionamos anteriormente. Veja a seguir, quais as vantagens do sono no desporto.

 

5 Vantagens de uma boa noite de sono no desporto:

1. Melhor vitalidade;

2. Maior energia e recuperação;

3. Fortalece o sistema imunológico, tornando-o mais resistente a constipações, gripes e vírus;

4. Repõe os nutrientes para construir e repor tecidos e células;

5. Ajuda na libertação da hormona do crescimento, na qual ajuda a reparar os músculos.

 

Para conseguir ter uma boa noite de sono deve ter bons hábitos de sono, bons hábitos alimentares e ter uma boa higiene de sono. Por fim, mas não menos importante, é igualmente recomendado praticar exercício físico regularmente.

O sono e desporto andam de mãos dadas. E o inverso será que também? 

A prática de desporto regular é benéfica para ter uma noite tranquila, pois o desporto reduz os níveis de cortisol, hormona responsável pelo stress, o que por sua vez, diminui a ansiedade; e permite também que o corpo atinja uma temperatura mais baixa durante o sono, o que possibilita a síntese proteica, processo pelo qual são produzidas as proteínas, esta é essencial para que ocorra a manutenção e o crescimento celular.  

No entanto, deve ter atenção ao horário que pratica a atividade física, deve optar preferencialmente  por fazer desporto da parte da manhã ou pelo menos 4 horas antes de dormir.

Qual o melhor colchão para um desportista?

Se é desportista ou pratica exercício físico com regularidade, deve ter sempre em atenção a qualidade do seu sono e deve avaliá-lo, pois ter um sono reparador é meio caminho andado para a "vitória", pois ao dormir bem, vai estar num estado mais “alerta” e “desperto”, a sua memória visual e o seu bem-estar emocional também serão beneficiados; os seus músculos, células, fibras musculares e órgãos, irão recuperar mais rapidamente e eficazmente do esforço causado durante os treinos e provas.

Foi a pensar no sono e no descanso dos desportistas que criamos e lançamos no mercado um colchão inteiramente direcionado para as necessidades de quem faz exercício físico. Um modelo de colchão que assegurasse um efeito recuperador e que atenuasse o desgaste diário dos músculos, por este motivo optámos por um colchão de viscoelástica nas duas faces.

O colchão Active Bioceramic, adapta-se de forma ideal aos contornos do corpo e reduz os movimentos enquanto dorme.  Este colchão tem um tecido inteligente “Bioceramic” que ativa ondas infravermelhas, que aumentam o fluxo sanguíneo e a vasodilatação local que facilitam o processo da recuperação física.


Este modelo de colchão só é vendido exclusivamente online, com três firmezas distintas para que escolha o que melhor vai de encontro às suas necessidades e gostos.  Explicando as diferentes alturas e firmezas do colchão Active Bioceramic, a altura  17 cm é a mais firme, 21 cm é a firmeza intermédia e 28 cm aútma que é o modelo menos firme. Ainda pode optar por packs, como por exemplo, o colchão Active Bioceramic 17 cm + pack almofadas, onde aproveita comprar o colchão e almofadas a um preço mais apelativo.

Agora que terminou a leitura deste artigo, já sabe qual a importância do sono para a atividade física, e também o inverso, a importância do desporto para o sono.

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Desejamos-lhe boas noites para bons resultados!

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