" Qual A Temperatura Ideal Para Dormir?

Qual A Temperatura Ideal Para Dormir?

Qual A Temperatura Ideal Para Dormir?

Qual a Temperatura Ideal Para Dormir?

A temperatura ambiente do quarto influencia o sono? Iremos desvendar estas respostas ao longo do artigo, fique connosco, prometemos que não se vai arrepender.

Para uma boa noite de sono é fundamental que reúna uma série de condições necessárias como, um colchão que se adapte aos contornos do seu corpo, uma almofada ergonómica e lençóis macios e suaves. Outros fatores preponderantes são, bons hábitos alimentares e hidratação, uma rotina de sono bem definida e um ambiente favorável ao sono, ou seja, silencioso, escuro e com uma temperatura ambiente com valores aconselhados. 

Por vezes, a temperatura desadequada do quarto interfere na qualidade do sono e bem-estar, causando um aumento de despertares noturnos. É extremamente importante criar um clima agradável para dormir bem, evitando colocar os quartos a temperaturas extremas que causam desconforto.

Para obter o máximo conforto e boas noites de sono, a temperatura ambiente idealmente deve estar entre os 16º e os 22ºC e os valores recomendados de humidade deve ser entre os 40% e 60%.

Se a humidade for demasiado baixa pode ocorrer o risco de secar as membranas mucosas nasais o que pode causar constipações. Por outro lado, se a humidade for demasiado elevada, pode aumentar o risco de fungos e mofo no quarto, o que a longo prazo pode acarretar consequências graves para a sua saúde.

A temperatura ideal varia de pessoa para pessoa?

Sim, cada um de nós tem gostos e necessidades diferentes, desta forma o conforto térmico varia.

Por exemplo, o sexo feminino precisa de uma temperatura mais elevada do que o sexo masculino para dormir bem, porque a massa muscular da mulher geralmente é menor o que faz com que exista um menor gasto energético e que esta tenha extremidades mais frias.

As pessoas que sofrem de má circulação também tendem a preferir um ambiente mais seco e quente para dormirem bem. Os idosos também são mais friorentos, pois possuem menos massa muscular e têm a pele mais fina.

Temperatura aconselhada de acordo com cada faixa etária:

  • Nos adultos a temperatura ambiente ideal recomenda está entre os 15º e os 22º.
  • Nos bebés e nas crianças mais pequenas, a temperatura perfeita para um sono menos fragmentado será entre os 18 e os 21 graus.

A temperatura corporal varia durante a noite?

O hipotálamo é uma região do cérebro que é responsável por controlar a temperatura e o gasto de energia, ou seja, é responsável por manter a homeostase do organismo, isto é, manter o equilíbrio do organismo.
Durante a noite, mais precisamente durante o sono REM, dá-se uma redução da capacidade de regulação da temperatura corporal e também uma redução do metabolismo, ou seja, o organismo liberta menos energia, pois o coração e os músculos estão em menor atividade. Desta forma, a temperatura corporal baixa  1 grau, o que inconscientemente faz com que tenha tendência para se cobrir.

Quando o ciclo do sono está quase a terminar a temperatura corporal começa a subir, pois há um aumento das solicitações metabólicas.

 

5 Dicas para criar a temperatura agradável para dormir bem:

1. Ventile o quarto

Areje o quarto regularmente, no mínimo 10 minutos pelo menos uma vez por dia.

2. Opte por Colchões transpiráveis

Procure soluções de descanso que permitem a circulação de ar.

3. Use lençóis transpiráveis

Sugerimos os nossos B-Sensible, protetores de almofada e de colchão, atuam como uma segunda pele e mantêm todo o conforto, cuidando de si e dos produtos. 

Características: Impermeável, transpirável, natural, hipoalergénico, antibacteriano, suave, adaptável, apto para máquina de lavar e secar, efeito cosmético, anti-odores, eco-friendly. 

4. Use um humidificador

Uma solução para controlar a humidade e a temperatura são os humidificadores, pois regra geral estes apresentam os dois indicadores.

5. Tenha cuidado com a luz e aparelhos eletrónicos

Os aparelhos ligados à tomada, os aparelhos eletrónicos e a luz aumentam a temperatura ambiente.  

A temperatura ambiente é realmente muito importante para ter boas noites de sono e sem despertares, tente colocar em prática algumas das dicas que demos neste artigo. 

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