" Os 7 Melhores Livros Para Ler Este Verão

Os 7 Melhores Livros Para Ler Este Verão

Os 7 Melhores Livros Para Ler Este Verão

Os 7 melhores livros para ler este verão

Já está a planear o que levar consigo para as férias, começou a fazer a lista para não se esquecer de nada, sabe que quer ler um livro, mas não sabe qual? Veja neste artigo 7 sugestões de livros para ler que podem melhorar a sua vida! Na sua lista não se esqueça da sua almofada de viagem.

Durante a correria do dia-a-dia, é normal sentir cansaço, sentir falta de tempo, ansiedade e stress. A leitura de um bom livro pode ser um refúgio e uma experiência avassaladora. Um bom livro tem a capacidade de através da história, transportá-lo para uma dimensão diferente e imaginária, colocar as suas emoções cá para fora, fazê-lo sorrir, chorar, tomar uma decisão ou solucionar um problema. 

Ainda não sabe que livros vai ler nas férias? Um livro inacabado ou uma novidade?

7 sugestões de leitura para lhe fazer companhia nas férias de verão

Os dois primeiros livros são de dois autores portugueses que refletem sobre a atualidade e o mundo real.

1. Vamos comprar um poeta- Afonso Cruz

Uma história imaginária, mas que poderia muito bem ser real, pois as temáticas mencionadas ao longo deste livro são muito semelhantes à realidade que nos rodeia. 

O autor reflete sobre o materialismo que domina a sociedade, a nova moda e a preocupação com a ingestão de alimentos calóricos que até são contabilizados por gramas. 

2. Da meia noite às seis- Patrícia Reis

Um livro que reflete sobre a questão “O que é prioritário em tempos de pandemia?”.  Um romance que retrata sentimentos e acontecimentos como, resiliência, luto, identidade individual e importância das relações humanas. 

A personagem principal Susana Ribeiro de Andrade é uma locutora de rádio a tentar ultrapassar a perda repentina do seu marido vítima de Covid-19. 

Rui Vieira, colega de trabalho de Susana de Andrade, sofreu um acidente na sua vida que colocou a estabilidade da sua vida familiar e amorosa em dúvida. É através da rádio que vão conseguir dar um novo sentido às suas vidas.

Um livro muito atual e que retrata tão bem a realidade que vivemos desde o início da pandemia, março de 2020.

As próximas sugestões de leitura focam-se no sono, na importância de dormir, nos seus benefícios, malefícios e hábitos de sono que deve ter para conseguir noites plenas e tranquilas. 

3. Porque dormimos? – Matthew Walker

Matthew Walker, é um dos especialistas mundiais sobre o sono, é professor de Neurologia e Psicologia e ainda diretor do Laboratório do Sono e Neuroimagem da Universidade da Califórnia- Berkeley.  

Nesta obra, são apresentadas algumas descobertas científicas sobre o sono com o objetivo de elucidar o leitor e esclarecê-lo sobre esta área da saúde, descreve a relação entre o sono, as doenças crónicas e também a esperança média de vida, por fim, reúne dicas simples para dormir melhor. 

9 vantagens de dormir bem que o autor da obra indica:

1. Melhora a nossa capacidade para aprender, memorizar e tomar decisões lógicas;

2. Estabiliza as emoções;

3. Fortalece o sistema imunitário;

4. Regula o metabolismo e o apetite;

5. Aumenta a criatividade;

6. Melhora o humor e os níveis de energia;

7. Previne o cancro, a doença de Alzheimer, etc;

8. Diminui o risco de ter diabetes;

9. Abranda os efeitos do envelhecimento e aumenta a longevidade.

4. Eat, Move, Sleep – Tom Rath

Para Tom Rath, autor da obra “Eat, Move, Sleep", a tríade alimentação saudável, exercício físico regular e um sono reparador são os três pilares mais importantes e decisivos para a saúde. 

O autor apresenta ideias práticas e cientificamente provadas nas suas pesquisas, de forma a ajudar o leitor a tomar decisões assertivas nestes três campos.

Estes 3 pilares da vida quando bem trabalhados resultam numa vida melhor, com mais qualidade e saudável. 

5. The Sleep Revolution – Arianna Huffington 

Este é um livro de leitura obrigatória para quem quer mudar os hábitos e  a qualidade de sono, esta obra contém muitos conselhos e dicas práticas para dormir bem e ter um sono reparador. 

A autora questiona o leitor sobre quais os motivos que o fazem dormir mal e qual a razão pela qual a sociedade o obriga a trabalhar até à exaustão e perder horas de sono na ilusão de vir a ter mais sucesso; faz também referência a diversos estudos científicos que revelam a importância de dormir bem, apresentando também os perigos dos comprimidos para dormir e os problemas de saúde associados à privação de sono.

As últimas sugestões de leitura para as férias de verão são obras relacionadas com o poder da mente e dos hábitos. 

6. A força do hábito de Charles Duhigg

Este livro explica como os hábitos funcionam, quais os hábitos utilizados por organizações e pessoas bem-sucedidas e quais os hábitos da nossa sociedade. Induz o leitor a identificar quais seus hábitos e a autocriticar-se, para que posteriormente possa perceber quais os hábitos negativos que pratica, para agir e para mudar os muas hábitos. 

Podemos fazer tudo o queremos, ser quem idealizamos mudando os hábitos. 

7.  Como a sua mente pode curar seu corpo- David R.Hamilton

Para estar bem mentalmente precisa de estar bem fisicamente. Para uma mente sã, precisa de um corpo saudável, ou seja, uma mente só é feliz num corpo liberto de preconceitos e vice-versa. Um depende do outro. Pensamentos positivos são fundamentais para a qualidade de vida e bem-estar tanto pessoal como profissional.  

Este livro é fantástico para perceber a forma como a mente afeta o dia-a-dia. O autor do livro fala sobre o poder da visualização, da crença e do pensamento positivo. Explica passo a passo como meditar para curar, usando a imaginação e o pensamento para tratar de doenças, dores e desconfortos. 

 

O que achou destes livros para ler nas férias?  Esperamos que aproveite os momentos de descanso com um dos livros que sugerimos. Não deixe de ler. Com um livro, tem o mundo nas mãos.

Artigos relacionados:

Como dormir com muito calor: 11 dicas infalíveis

6 Melhores Podcasts/Apps Para Meditar