" Como dormir com muito calor: 11 dicas infalíveis

Como dormir com muito calor: 11 dicas infalíveis

Como dormir com muito calor: 11 dicas infalíveis

Como dormir com o calor: 11 dicas infalíveis

Como dormir com muito calor? Esta é a pergunta que faz quando se mexe na cama vezes sem conta, a transpirar e a tentar diminuir o calor.

Para acordar com energia, boa disposição, com o cérebro ativo e o organismo mais limpo, é primordial ter boas noites de sono. No entanto, nem sempre é fácil dormir a quantidade de horas recomendadas e com qualidade, principalmente no verão. É nesta estação que se dá o desafio: dormir descansado sem estar a acordar constantemente por causa do calor.

Quando a temperatura corporal está elevada demora mais tempo a adormecer, fica menos relaxado, as frequências cardíacas aumentam, os vasos sanguíneos dilatam e transpira mais. Toda esta conjuntura faz com que exista uma maior probabilidade de ter despertares noturnos e noites menos repousantes.

São várias as condições que deve assegurar para dormir bem, nomeadamente a roupa de cama ideal, uma rotina bem definida e por último, mas não menos importante, a temperatura do quarto. É essencial para combater as noites de calor que o quarto esteja com uma temperatura adequada, o ideal seria estar entre os 16º e os 21 Cº. É importante frisar que a cabeça deve estar sempre mais fresca que o resto do corpo.

Para ajudá-lo a combater as noites mal dormidas no Verão reunimos 6 dicas infalíveis para dormir melhor no calor.

 

11 Dicas infalíveis para dormir melhor nas noites quentes

Embora estas dicas sejam simples, só resultam se mudar os seus hábitos e comportamentos.

1. Consuma alimentos leves

Aquilo que come influencia e muito a qualidade do nosso sono, se optar por refeições mais leves, ricas em triptofano, a probabilidade de dormir melhor é maior, pois está a nutrir-se bem. Todavia, se optar antes por refeições ricas em gorduras, proteínas ou picantes está a dificultar o processo de digestão, acelerar o metabolismo e consequentemente aumentar a temperatura corporal. Deve também fazer a última refeição 2 horas antes de ir para a cama.

2. Hidrate-se

Crie o hábito de beber 1l a 1,5l de água todos os dias, desta forma irá garantir que o seu organismo tem a água necessária para um bom funcionamento, evitando assim que se levante e interrompa o sono por estar desidratado.

Evite beber refrigerantes e cafeína, uma vez que estas têm substâncias estimulantes.

3. Evite atividades físicas à noite

Faça exercício físico da parte da manhã em vez de ao fim da tarde ou à noite, desta forma está a evitar que o corpo aqueça demasiado perto da hora de dormir.

4. Use pijamas frescos

Escolha bem a roupa com que vai dormir, opte por materiais naturais, por tecidos leves, respiráveis e macios. O algodão é um material muito permeável, o que permite uma mais eficaz libertação de calor e facilita a respiração corporal.

5. Escolha roupas de cama adequadas

Opte por lençóis transpiráveis, impermeáveis e frescos, como é o caso dos nossos lençóis protetores B-Sensible

6. Deixe o quarto escuro

Com os dias mais longos e com mais luz solar, pode sentir dificuldade em adormecer, pois o nosso cérebro demora mais tempo para produzir melatonina, hormona responsável por regular o sono e que só é produzida à noite, na ausência de estímulos luminosos.

7. Pijama no congelador

Coloque o pijama dentro de um saco e uns minutos antes de ir para a cama coloque-a dentro do congelador.

8. Tome banho de água morna

A temperatura morna da água vai ajudá-lo a diminuir a temperatura corporal, caso esteja a pensar em tomar banho de água bem fria, vai fazer uma asneira lamentavelmente. O corpo vai reagir à mudança de temperatura e irá aquecer ainda mais o seu corpo.

9. Desligue os aparelhos eletrónicos

Desligue o seu telemóvel, tablet ou outros aparelhos que estão ligados à tomada que não sejam necessários, pois estes emitem calor.

Encher um saco de água quente com água gelada e levá-lo para a cama. Pode inclusive colocá-lo em pontos estratégicos de arrefecimento do corpo, como os joelhos, tornozelos, pulsos, pescoço, virilhas ou cotovelos. Em alternativa ao saco, use uma garrafa de água gelada. 

A cabeça é a parte do corpo que concentra mais calor, por isso é importante que faça uma boa escolha na hora da compra de uma almofada. Aconselhámos-lhe almofadas de gel e viscoelástica. Estes materiais ajudam a dissipar a sensação de calor. 

10. Botija de água fria na cama

Encher um saco de água quente com água gelada e levá-lo para a cama. Pode inclusive colocá-lo em pontos estratégicos de arrefecimento do corpo, como os joelhos, tornozelos, pulsos, pescoço, virilhas ou cotovelos. Em alternativa ao saco, use uma garrafa de água gelada. 

A cabeça é a parte do corpo que concentra mais calor, por isso é importante que faça uma boa escolha na hora da compra de uma almofada. Aconselhámos-lhe almofadas de gel e viscoelástica. Estes materiais ajudam a dissipar a sensação de calor. 

11. Arejar o ar

O ar condicionado deve estar com o filtro limpo e a uma temperatura de 22º a 23ºC. 

Um truque para o ar não ressecar tanto é colocar uma bacia de água no quarto para umidificar o ambiente, experimente e vai sentir logo diferença.

 

Para dormir ainda melhor:


                  Lençol protetor B-Sensible

                   Edredão 4 estações

               Almofada Relax Viscoelástica

              Colchão FreshTech

Agora que sabe “Como dormir com o calor" já pode aproveitar o melhor do verão com mais conforto ou pelo menos dormir mais fresco.

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