" 7 Formas Para Acabar Com O Cansaço De Vez

7 Formas Para Acabar Com O Cansaço De Vez

 7 Formas Para Acabar Com O Cansaço De Vez

 7 Formas Para Acabar Com O Cansaço De Vez  

 

Cansaço, fadiga, exaustão, esgotamento físico e mental ou pouca energia, quem nunca sentiu estes sintomas ao fim de um dia? Situações como noites mal dormidas, stress no trabalho, dia muito preenchido ou acumulação de preocupações, podem levá-lo a um cansaço extremo.

 

Descubra 5 formas para acabar com o cansaço de vez

 1. Boas noites de sono

O sono é das atividades mais importantes para a saúde, pois ajuda a recuperar do cansaço diário e a restabelecer energias.

 

2. Exercício físico

Quando faz exercício físico está a melhorar a circulação sanguínea devido ao aumento da oxigenação das células, promovendo assim uma melhor qualidade de vida e saúde.  A prática de exercício físico ajuda a aliviar o stress, ajuda a relaxar e a regular o sono.

 

3. Não se acomode à rotina

Inscreva-se num curso de línguas, culinária ou de decoração de interiores. Saia da rotina e experimente uma atividade nova, ao envolver-se em hobbies está a absorver mentalmente novas informações e a autoestimular o conhecimento.  

 

4. Alimente-se contra o cansaço

Reduza as gorduras saturadas, alimentos ricos em açúcar e sal. Aposte na ingestão de frutas, vegetais e proteínas e suplementos vitamínicos.

 

5. Tenha uma boa hidratação

A desidratação, pode afetar a função cerebral, pois causa uma redução no volume de sangue do organismo, tornando o fluido mais grosso e posteriormente reduzindo assim a velocidade com que os nutrientes e o oxigênio são levados até aos músculos e órgãos. 

A água é fundamental para assegurar o funcionamento eficiente do corpo, como por exemplo, ajuda a levar nutrientes importantes aos sítios certos através do sangue.

 

6. Postura descontraída

Quando o cansaço é extremo, afeta também as suas emoções e estado de humor. Uma forma de aliviar o stress e acabar com o cansaço é rir e manter-se calmo.

É importante que se mantenha relaxado, evite situações de stress e ansiedade no trabalho- Saiba deixar os problemas do trabalho no trabalho.

 

7. Rotina organizada

Uma percentagem do cansaço no final de um dia pode ser reduzida se conseguir organizar-se e planear bem as suas tarefas.

Estabeleça horários para trabalhar, faça pausas e cumpra objetivos. Estas atitudes são importantes para evitar a sobrecarga e acabar com o cansaço.

 

6 Alimentos que ajudam a acabar com o cansaço

Todos estes alimentos são indicados para fornecer energia.

  • Nozes e amêndoas
  • Banana
  • Abacate
  • Amendoim
  • Fígado
  • Espinafres

 3 Remédios caseiros para combater o cansaço

1. Chá de Malva

A malva é uma planta medicinal com diversos nutrientes que ajudam a aliviar as dores e sensação de fraqueza corporal e, por isso, o seu chá pode ser usado para tratar o cansaço. 

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de malva
  • 1 litro de água

Modo de preparação

Junte numa panela as folhas de malva com 1 litro de água e deixe ferver. Tampe durante uns minutos e desligue o fogão. Deixe esfriar e beba o chá a cada 6 horas. 

2. Chá de Couve e espinafre

O chá de couve e espinafre é um ótimo remédio caseiro para combater a falta de energia física e mental, pois é rico em proteínas e vitaminas que aliviam as dores musculares. 

Ingredientes

  • 2 folhas de couve picadas
  • Um punhado de folhas de espinafre
  • 2 colheres de sopa de mel
  • Água 

Modo de preparação

Beba este chá 2 a 3 vezes por dia. 

3. Chá de gengibre

Este chá é usado para aliviar as dores e problemas musculares, fortalecendo os músculos. 

Ingredientes

  • 1 colher de chá de gengibre ralado (5g)
  • 250 ml de água

Modo de preparação

Ferva água numa chaleira e adicione passado uns minutos o gengibre ralado. Deixe repousar por 10 minutos. Após este período de tempo pode ingerir o chá. 

Beba este chá 2 a 3 vezes por dia.

3 Das causas para sentir cansaço

1. Má alimentação

Uma alimentação pouco saudável causa uma deficiência nutricional e dificulta o aumento dos níveis de energia. 

2. Depressão 

Uma pessoa que sofra de depressão sente-se mais desanimada, com pouca energia e motivação. 

3. Falta de atividade física 

A falta da prática de atividade física pode ocasionar uma baixa produção de endorfina no cérebro, sustância responsável pela sensação de bem-estar,  o que influencia drasticamente a qualidade de vida. 

5 Problemas de saúde que podem estar associados ao cansaço

1. Diabetes

Esta doença, faz com que a glicose do sangue não chegue a todas as células do organismo, provocando falta de energia e cansaço muscular.

 

2. Anemia

Esta doença está associada a deficiência de ferro, um mineral que ajuda no transporte de oxigénio para as células, incluindo as dos músculos. Isto pode resultar em episódios de sonolência, cansaço excessivo e falta de energia.

 

3. Apneia do sono

Este distúrbio do sono prejudica a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa que sofre desta doença tenha um sono fragmentado e pouco reparador, o que se reflete posteriormente em sonolência diurna e cansaço.

 

4. Depressão

A depressão afeta a saúde mental e também pode ter implicações a nível físico, a pessoa que sofre desta doença sente menos energia e disposição para fazer as tarefas diárias.

 

5. Doença cardíacas

Uma pessoa que sofra de complicações cardíacas, como arritmia ou obstrução de artérias, não tem uma correta circulação sanguínea no organismo, sentindo sintomas de cansaço, fraqueza e falta de disposição.

Após verificar que não sofre de nenhuma doença e o cansaço prevalecer, comece por colocar em prática todas as dicas que lhe fornecemos neste artigo e a englobar também os alimentos que mencionamos em cima.

São as pequenas alterações nos hábitos diários que transformam os dias.  O importante é que não ceda ao cansaço e muito menos deixe que este interfira nas suas atividades regulares do dia a dia. 

 

Gostou das formas que encontramos para acabar com o cansaço de vez? Se sim, partilhe este artigo com alguém que esteja numa luta contra o cansaço. 

Outros artigos que pode gostar de ler: 

Melhores técnicas para adormecer

5 Melhores chás para dormir

Qual a influência da alimentação no sono

Dicas para começar o dia da melhor forma