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Melhores Técnicas Para Adormecer

Melhores Técnicas Para Adormecer

Quais são as melhores técnicas para adormecer?

Já deu por si a ir ao Dr. Google procurar técnicas para adormecer num momento de insónia ou de grande ansiedade? Com a situação atípica que vivemos, os problemas relacionados com o sono aumentaram e muitas pessoas viram-se obrigadas a tentar encontrar novas estratégias para caírem no sono mais facilmente.

Descubra neste artigo algumas das melhores técnicas para adormecer de forma rápida.

 

4 Melhores técnicas para adormecer:

1. Técnica antiga japonesa Kaizen

Esta técnica visa promover noites bem dormidas através da respiração “moon breathing” e é composta por 7 passos. 

 7 Passos Kaizen:

  • Coloque-se numa posição confortável, pode ser sentado ou deitado, fica ao seu critério.
  • Feche os olhos e relaxe.
  • Tape com o polegar direito a narina direita.
  • Relaxe os 2º e 3º dedos na sua palma e estique o 4º e 5º dedo.
  • Inspire pela narina esquerda e posteriormente feche a narina direita enquanto liberta o polegar da narina direita e expira.
  • O objetivo é que controle a respiração e repita este exercício durante uns minutos até que a sua respiração esteja mais tranquila.

 2. Meditação guiada para dormir

Esta é uma forma de garantir uma boa noite de sono sem precisar de recorrer a medicamentos para esse efeito.

No caso da meditação guiada, a pessoa é conduzida a um relaxamento mental e físico, sempre acompanhada por um instrutor, narrador ou por um áudio-guia.

Instrutores/sites de meditação guiada para dormir bem:

  • Nestmaven (um site com inúmeras meditações específicas para adormecer e dormir bem)

 

3. Técnica da marinha para dormir

A técnica foi desenvolvida pela marinha norte-americana. Segundo esta técnica a pessoa deve relaxar primeiramente os músculos do rosto e em seguida tentar baixar a altura dos ombros e relaxar os braços.  Ao longo desta técnica deve tentar controlar a sua respiração. O peito tem de ficar relaxado antes de descontrair primeiro as coxas e só depois o resto das pernas; 10 segundos após relaxar as pernas, idealize que está numa sala escura e deitado num lugar confortável.

Para que a técnica seja eficaz deve seguir exatamente esta sequência e deve cumprir o tempo de prática, que são 6 semanas, só assim dominará na perfeição a técnica.

 

4. Práticas para fazer durante o dia e à noite

Todos nós já sabemos que para adormecer bem e ter um sono reparador é fundamental ter rotinas bem definidas.

O que faz durante o dia interfere na qualidade do seu sono, portanto, nunca é tarde para relembrar algumas práticas que deve seguir para melhorar o seu sono.

11 Práticas para dormir bem:

  • Evite cafeína e álcool antes de dormir;
  • Corte no açúcar, pois este funciona como estimulante e pode aumentar os picos de energia por longos períodos.
  • Tome um banho quente antes de ir para a cama, de forma a relaxar os músculos e a mente;
  • Acorde e deite-se sempre à mesma hora;
  • O seu quarto deve estar escuro e silencioso;
  • Desligue o telemóvel e todos os aparelhos eletrónicos;
  • Faça uma refeição leve ao jantar;
  • Pratique exercício físico da parte da manhã;
  • Não prolongue as sestas mais do que 30 minutos;
  • Use um óleo essencial na almofada;
  • Coloque a temperatura do seu quarto entre os 19,5º e os 21ºC;

Dormir bem deve ser uma das quatro prioridades da sua vida, as outras são, alimentar-se e hidrata-se bem; fazer algo de novo todos os dias; e a última, mas não menos importante, ser feliz.

Sem a primeira prioridade, dormir bem, não vai estar com disposição para focar-se nas outras prioridades e consequentemente estará a viver com pouca qualidade de vida.

Experimente estas técnicas para adormecer bem e melhore a sua vida e o seu sono.

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