" Como melhorar o sono das crianças?

Como melhorar o sono das crianças?

Como melhorar o sono das crianças?

 

Como melhorar o sono das crianças?

 

A pergunta que paira na sua cabeça é “Mas afinal, como melhorar o sono das crianças?”.

Parece impossível o seu filho um dia dormir a noite toda? A esperança que depositou nas noites que passou em claro deixaram-na exausta e desiludida? Não desista, escrevemos este artigo com um único intuito, ajudar na qualidade do sono das crianças.

Fique connosco, vamos falar de como melhorar o sono das crianças, como escolher o colchão para crianças e indicar-lhe quais as consequências da privação de sono.

Prepare-se para encher o seu coração com uma nova esperança.

Consequências da privação de sono

A privação de sono reflete-se no humor, psicomotricidade, no rendimento escolar, no nível de atenção, na imunidade, na capacidade de memorização e no crescimento, uma vez que durante o sono é libertada a hormona do crescimento (GH).

A boa notícia é que regra geral o ciclo de sono normal é atingido por volta dos 8 anos de idade.

3 Dicas para melhorar o sono das crianças:

 

1º- Uma dose de amor + Uma dose de paciência

Estas duas doses são extremamente importantes para mostrar à sua criança ou ao seu bebé que está tudo bem e que juntos vão ultrapassar este desafio.

Tal como os pais querem e necessitam dormir toda a noite, os bebés também querem e precisam de uma noite de sono reparadora. E sabemos que a má qualidade do sono da criança interfere diretamente com a qualidade do sono dos adultos.

A nossa dica é que quando o seu filho não quiser ir para a cama, convença-o que dormir é algo positivo, que o ajuda a crescer e ser saudável como o super man. Uma estratégia é que mencione alguém que seja uma referência para o seu filho, pode ser um amigo, alguém da família ou uma personagem.

2º- Crie um horário para adormecer

Estabeleça uma hora para a criança adormecer, de acordo com as indicações dos pediatras deve deitá-la por volta das 21h/22h, ao fazê-lo está a ajudar a criança a coordenar naturalmente o relógio biológico. No entanto, este horário pode variar consoante a hora que o seu filho acorda e o tempo das sestas deste.

De acordo com Claire Leconte, especialista em ritmos biológicos e professora de psicologia educacional "Forçar uma criança a dormir é tão prejudicial quanto acordá-la a meio do sono." 

Ao contrário dos adultos, as crianças não se podem distinguir como mais matinais ou notívagas, pois essa característica desenvolve-se na adolescência. É importante que deixe a criança acordar sozinha de forma natural para que esta termine o seu ciclo de sono.

3º- Crie uma rotina antes de deitar

Uma coisa que deve ter em atenção é que as crianças adoram rotinas, pois os horários e as regras transmitem-lhes segurança.

Exemplo de rotina:

  • Faça 15 minutos de brincadeira com o seu filho.

Estes 15 minutos servem para libertar a energia da criança e para esta conectar-se consigo após um dia longe um do outro.

  • Prepare o banho

Prepare as coisas para o banho. Mesmo que o seu filho não seja independente vai ver o que você está a fazer e depressa começa a perceber a rotina. Proporcione-lhe um banho relaxante.

  • Encher a barriga

Dois elementos primordiais neste passo são a hora do jantar e tipo de alimentação.

A criança deve jantar duas horas antes de ir para a cama e não deve comer doses desadequadas à sua idade, uma vez que refeições pesadas comprometem a qualidade do sono, podendo causar a sensação de afrontamento.

  • Hora da higiene do sono

Lave os dentes da criança e coloque-lhe creme na cara, estes passos devem ser feitos no mesmo local, como por exemplo na casa de banho.

Em seguida, vá para uma divisão da casa com pouca luz e pouco barulho, conte-lhe uma história para adormecer ou deixe-o brincar com peluches que não façam barulho.

  • O soninho chegou

Quando o sono chegar, está na hora de levar a criança para o quarto para dormir.

Se a criança não conseguir adormecer sozinha, deite-se com ela e dê-lhe espaço para cair no sono, assim que adormecer saia do quarto.

Caso a criança acorde ao meio da noite, espere uns minutos e dê-lhe uma oportunidade para se acalmar sozinha.  Se isso não acontecer, deite-se com ela e acalme-a sem lhe pegar ao colo e assim que adormeça, saia do quarto.

Um dos truques que queremos partilhar consigo é que nesta fase de “adormecimento” é importante que evite o contacto visual, pois este pode demorar mais tempo a adormecer. 

É certo que não há milagres, mas acreditamos que estas dicas colocadas em prática com rigor e todos os dias, possam fazer melhorias significativas no seu sono e no sono da criança.

 

Saiba como escolher o colchão para criança

Escolher um colchão para criança é uma decisão difícil que deve ser tomada com consciência e muita ponderação. Se tem dúvidas em saber o que ter em conta descubra connosco como escolher o colchão para criança.

Cada material possui vantagens e desvantagens, tais como:

O colchão de molas prima pela firmeza e respirabilidade, o colchão de espuma prima pela suavidade e grande adaptabilidade, já o colchão viscoelástico prima pela ausência de pontos de pressão, fazendo com que a pressão do corpo se espalhe uniformemente por toda a superfície.

O colchão de eliocel prima pela elevada qualidade, pela alta resistência, permite uma posição ideal ao repouso do corpo e é moldável.

O colchão deve ser respirável, oferecer uma boa circulação de ar, para que não seja um local propício a bactérias); hipoalergénico, de forma a prevenir possíveis reações alérgicas; o grau de firmeza deve ser adequado ao peso e altura da criança.

Foi neste sentido que desenvolvemos um colchão especialmente desenhado para os mais pequenos, criado a pensar nas necessidades, no bem-estar, na segurança e no sono da sua criança.

colchão Color Kids, é composto por um bloco de eliocel que permite uma distribuição homogénea do peso da criança, tem um excelente suporte para a coluna vertebral sendo um colchão ortopédico; possui fibras hipoalergénicas e é termorregulador. Este colchão é a melhor solução de descanso para que as crianças tenham um sono de qualidade.

Esperamos que a pergunta que pairava na sua cabeça “como melhorar o sono das crianças” tenha sido esclarecida ao longo deste artigo.

Caso o seu problema não se resolva com as nossas dicas, procure ajuda médica!

Outros artigos que lhe podem interessar:

Como Regular O Sono do Bebé

 

A verdade sobre a importância do sono

Qual a importância do dia Mundial do sono