" A Verdade Sobre a Importância Do Sono

A Verdade Sobre a Importância Do Sono

A Verdade Sobre a Importância Do Sono

Qual A Importância Do Sono?

Já se imaginou a passar um dia sem comer? Não, pois não? Já se imaginou a passar noites seguidas sem dormir? Esperamos que a sua resposta seja não.

O nosso corpo não é uma máquina, todos temos a necessidade de abrandar, descansar e repor energias! É algo essencial para a nossa sobrevivência.

Deve dormir 7 ou 8 horas por noite, no entanto, as noites e os dias não são todos iguais, por vezes temos necessidade de dormir mais numas noites do que noutras. Não há nada de errado nisso, cada um de nós tem necessidades diferentes.

Um sono regular, diário e de qualidade gera um impacto positivo muito grande na sua saúde, vida, bem-estar e rotina.

Enquanto está a dormir, o seu corpo está a trabalhar para que a sua recuperação seja totalmente reparadora tanto a nível psíquico, emocional, físico e metabólico. 

 

Mas afinal quais são os benefícios do sono?

Dormir pouco foi um mau hábito que durante anos se tornou moda e era sinónimo de uma vida preenchida e ativa. Cada vez mais adiamos a hora de ir dormir e não damos o devido valor ao sono.

Dormir pode ser um bem para muitos males. Convidámo-lo a refletir sobre os benefícios do sono para que tome uma decisão em relação à sua saúde.  

11 benefícios do sono para a sua saúde e vida:

1. Melhora o humor, pois há uma diminuição dos níveis de cortisol (hormona do stress); 

2. Controlo da saciedade e dos níveis de açúcar; 

3. Melhora a concentração e atenção; 

4. Aumenta a produção de glóbulos brancos ajudando a combater as infeções e inflamações; 

5. Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, pois há uma reparação das artérias enquanto dorme; 

6. Ajuda na regulação hormonal e na renovação celular;

7. Reduz o stress;

8. Rejuvenesce a pele; 

9. Ajuda a combater a depressão;

10. Ajuda a ter um melhor desempenho profissional e educacional;

11. Diminui a probabilidade de ter acidentes rodoviários.

 

7 Consequências da falta do sono:

Dormir pouco e mal pode levar a uma morte prematura e a uma vida com vários e graves problemas de saúde a curto e longo prazo, acorde para este problema antes que seja tarde.  Saiba quais as 7 consequências da falta de sono.

 

  1.  Maior probabilidade de sofrer de alzheimer, pois o seu cérebro vai acumular a proteína tóxica, beta amiloide, associada à hormona do da alzheimer;
  1.  Aparecimento de acne e envelhecimento celular da pele, há uma menor produção de colagénio, o que faz com que a sua pele perca elasticidade;
  1.  Baixa imunidade, quando não tem um sono reparador o seu organismo não consegue produzir anticorpos, o que faz com que tenha menos defesas;
  1.  Aumenta o risco de doenças cardíacas, a sua pressão arterial sobe, aumentando assim a probabilidade de ter ataques cardíacos;
  1.  Maior probabilidade de desenvolver diabetes do tipo II, há um menor controlo da saciedade e insulina;
  1.  Dormir pouco e mal faz com que sinta mais ansiedade, stress, irritação e menos paciência;
  1.  Maior risco de cancro, quando não dorme bem há um aumento percentual nas células imunitárias anticancerígenas.

 

 

13 Dicas para dormir bem:

Coloque em práticas estas dicas para dormir bem e minimize a dificuldade de dormir e posteriormente melhore a sua qualidade de vida. Uma boa noite de sono está estreitamente ligada a uma boa qualidade de vida.

 

1. Escolha a melhor almofada e o melhor colchão para si;  

2. ​Faça a última refeição no máximo 2h horas antes de dormir e dê preferência a refeições leves e de fácil digestão;

3. Se não conseguir resistir a uma sesta, faça-a depois do almoço e não exceda os 30 minutos;

4. Relaxe: leia um livro, oiça música relaxante, faça yoga para dormir ou pratique técnicas de respiração;

5. Estabeleça um horário para dormir e para acordar e cumpra-o todos os dias, incluindo os fins de semana;

6. Evite a ingestão de álcool 4h antes de dormir, e não fume;

7. Evite o consumo de café, refrigerantes e chá preto, 6h antes da hora de dormir;

8. Prepare o quarto para dormir, criando as condições necessárias e propicias para um bom repouso. O quarto deve estar escuro, silencioso e com uma temperatura amena. Deixe fora do quarto documentos de trabalho e todos os aparelhos eletrónicos;

9. Faça atividade física, de preferência da parte da manhã, caso não consiga faça no máximo até 4h antes de dormir;

10. Use roupa confortável pra dormir;

11. Beba uma chávena de chá quente, como por exemplo de camomila, este tem propriedades calmantes;

12. Não fique na cama se não tiver sono. Levante-se, faça algo relaxante fora do quarto e retorne apenas quando estiver com mais sono;

13. Use óleos essencial como o aroma de lavanda, este promove uma sensação de bem-estar e de relaxamento, favorecendo o aparecimento do sono.

 

Curiosidades sobre o sono

O sono é uma área que ainda é muito desconhecida, por isso deixamos-lhe três curiosidades sobre o sono para que possa saber um pouquinho mais.

  •  As mulheres têm mais insónias do que os homens, por uma questão biológica, as mulheres têm mais variações hormonais e uma maior tendência a sofrer de depressão.

 

  • Segundos Investigadores do Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (CEPSU-IINFATS) concluíram que os distúrbios de sono nas crianças durante o confinamento podem estar associados a “uma pior higiene oral”.

 

  • O sono profundo tem a capacidade regeneradora de limpar “resíduos do cérebro”, como a eliminação de proteínas tóxicas que podem levar a doenças neurodegenerativas;

 

Gostou dos temas abordados? Espere para ver a novidade que temos para lhe contar. Brevemente iremos lançar o nosso primeiro eBook, com cerca de 10 temas sobre o sono para dormir nas nuvens.


Fique desse lado e esteja atento!

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