" Descubra A Influência Da Mudança De Estação No Sono

Descubra A Influência Da Mudança De Estação No Sono

Descubra A Influência Da Mudança De Estação No Sono

Sabe como as estações do ano influenciam o sono?

As estações do ano influenciam o nosso sono. Imagina-se a viver num país tropical e depois passar para um país nórdico?

Quando passamos do verão para o outono é mais ou menos isso que acontece, está habituada ao sol, ao calor, aos dias longos e quando menos espera já tem o outono à porta, pronto para lhe oferecer dias mais curtos, chuva, temperatura mais baixa, um céu cinzento e algumas gripes.

O outono está associado um agravamento dos casos de depressão, cansaço, ansiedade e distúrbios do sono. Todavia, não é só a passagem do verão para a outono que afeta o seu sono, a passagem do inverno para a primavera também influencia a qualidade do sono.

É necessária uma nova adaptação, há um maior tempo de luz e um aumento da temperatura, ou seja, tem de se adaptar às mudanças típicas da estação das flores.

Já ouviu falar da astenia da primavera? Se não, continue a ler o artigo e descubra tudo sobre este tema. 

 

Astenia da Primavera- o que é?

Astenia da Primavera não é um mito, existe mesmo. É o nome que se dá ao cansaço habitual associado à mudança da hora que acontece no fim de março. Na medicina também se fala de astenia, sendo um termo usado para caracterizar uma fraqueza orgânica.

Apesar de ser só uma hora de diferença no relógio, faz toda a diferença na sua rotina. O organismo necessita de adaptar-se a um maior tempo de luz e a um aumento da temperatura, ou seja, o seu corpo está a esforçar-se para adaptar-se às características típicas da estação.  

A astenia da Primavera é um tipo de astenia leve, tal como referido anteriormente, relacionada com a mudança de estação. Os sintomas da astenia da Primavera começam no início da estação e regra geral não se prolongam mais do que 12 dias, não sendo necessário tratamento.

Caso estes sintomas persistam deve procurar ajuda, pois pode estar a passar por um período emocional mais complicado na sua vida.

 

Causas da astenia da Primavera

A causa mais comum da astenia da Primavera é sem dúvida a mudança da hora, os dias tornam-se mais longos e as noites mais curtas. Todavia existem outras causas associadas a esta condição, como por exemplo a alimentação desequilibrada e pobre em vitaminas em minerais que asseguram o bom funcionamento do organismo; stress e ansiedade exagerada; um estilo de vida sedentário e atualmente o confinamento que nos torna seres menos sociáveis.

 

12 Sintomas da Astenia da Primavera

  1.  Diminuição ou perda da força física;

  1.  Maior cansaço e sonolência durante o dia;

  2.  Falta de energia generalizada;

  3.  Menos apetite;

  4.  Falta de concentração e de memória;

  5.  Dificuldade em adormecer;

  6.  Diminuição da líbido;

  7.  Desconforto geral;

  8.  Stress e ansiedade;

  9.  Alteração de humor;

  10.  Falta de motivação;

  11.  Cefaleia (dor localizada na cabeça ou na região superior do pescoço).

 Os sintomas da astenia da Primavera são comuns, cerca da metade da população portuguesa passa por esta astenia, por isso não está sozinha.

Como evitar a astenia da primavera:

A melhor forma de evitar a astenia da primavera é cuidar de si e do seu bem-estar.

Foque-se em seguir uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais, nunca esquecendo a hidratação, beba 1,5l a 2l de água diariamente. Faça exercício físico regularmente e, por último mas não menos importante, durma 8h a 9h, um sono reparador faz milagres, nunca ouviu dizer “vai dormir que isso passa?”?

 

Quais as estratégias a adotar para se preparar para uma nova estação:

Os alimentos e o sono são as melhores armas para combater a astenia da primavera, pois é também através dos alimentos e do sono que consegue reforçar o seu sistema imunitário e ganhar anticorpos para combater os sintomas de astenia.

 Vamos aos alimentos? Veja o que deve comer!

  • Laranja, limão, morangos, tangerina e kiwi. Estes alimentos são ricos em vitamina C que possuem uma ação antioxidante, ou seja, evita a oxidação das células do sistema imunitário.
  • Cogumelos. Os cogumelos são ricos em antioxidantes e selénio, um micronutriente importante para bom desempenho do sistema imunitário.
  • Sementes de abóbora e amêndoas. Estas possuem zinco, um excelente aliado contra as gripes e constipações, ajudam a regular a função das células do sistema imunitário.
  • Alho e espinafres. Sofre com a falta de atenção, concentração, coma um dente de alho e espinafres e melhore a sua atividade cerebral. 
  • Banana. Um alimento rico em triptofano, muito importante para a regulação de humor.

Em relação ao sono:

Estabeleça e cumpra com uma rotina do sono para que o seu corpo saiba quando é altura para descansar e dormir. 

Veja algumas sugestões: 

Influência da estação do ano no sono:

O sono é essencial para o bom funcionamento do organismo e para a sua saúde mental.

Durma uma média de 8 horas por noite, ter um sono reparador é essencial para que o seu corpo consiga recuperar energias e o seu organismo tenha um bom desempenho.

Não deixe que a mudança da estação do sono detone o seu sono, alimente-se saudavelmente e tome medidas, como a criação de uma rotina de sono.




Agora que sabe o que é a como a estação do ano influencia o sono e o que é a astenia da Primavera, veja quais os Melhores óleos essenciais para dormir.

Outras sugestões: 

Dicas para começar o dia da melhor forma

Qual a relação entre o sono e o humor

Deixar uma resposta

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
Email: (Não publicado)
Comentário: