" Qual a Influência Da Alimentação No Sono?

Qual a Influência Da Alimentação No Sono?

Qual a Influência Da Alimentação No Sono?

Qual a Influência da alimentação no sono?

A alimentação e o sono têm uma relação muito direta, aliás tudo aquilo que come reflete-se na sua saúde e no seu sono.

A composição dos alimentos e a altura em que janta influencia a duração e qualidade do seu sono. Se comer refeições muito pesadas ou ricas em calorias perto da hora de deitar, poderá vir a acordar várias vezes durante a noite, pois está a fazer com que seu organismo trabalhe mais para conseguir fazer a digestão, por isso é que é tão importante optar por refeições mais leves ao jantar.

Sabia que a falta de cálcio e magnésio podem fragmentar o seu sono? E que alimentos ricos em vitamina D, e complexo B (B3, B6 e B9) ajudam a promover o sono reparador?

Ao longo deste artigo vai ficar a saber tudo sobre a alimentação e o sono, leia até ao fim.

Impacto da alimentação no sono:

As pessoas que dormem mal tendem a sentir mais fome, uma vez que a hormona que regula o apetite (leptina) e a hormona que regula a fome (grelina) ficam descontroladas.

Uma alimentação saudável e variada vai dar ao seu organismo os nutrientes que este precisa para melhorar e aumentar a produção da hormona do sono, melatonina.

 

Devemos de comer antes de ir para a cama?

Se estiver com fome deve comer antes de ir para a cama, caso contrário vai demorar muito mais tempo a adormecer e provavelmente vai acordar durante a noite como fome, visto que está num estado de hipoglicemia que causa um aumento da adrenalina que funciona como estimulante central, ou seja, prejudica a produção de melatonina.

Opte por fazer a última refeição do dia entre 2 a 3 horas antes de ir dormir, faça uma refeição leve, pois durante a noite não gasta tanta energia como durante o dia.

6 Tipos de Alimentos Soníferos:

1. Legumes: alface, espinafres, cenoura, cebola, ervilha.

2. Frutas: banana, laranja, cereja, maracujá, kiwi, melancia, tomate.

3. Arroz integral, soja e aveia.

4. Peru e salmão.

5. Azeite, mel, frutos secos.

6. Iogurtes magros, queijo fresco, ovos.

 

7 Alimentos e Bebidas que prejudicam o sono:

1. Refrigerantes e bebidas energéticas.

2. Café e álcool.

3. Chocolate.

4. Chá verde e preto.

5. Fritos.

6. Açúcares e doces.

7. Comidas com molhos e picante.

Após saber a influência da alimentação no sono, veja também Qual a relação entre o sono e o estado de humor.

 

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