Como Regular O Sono Do Bebé?

Como Regular O Sono Do Bebé?

Como regular o sono do bebé?

É importante saber como regular o sono do bebé de acordo com o ritmo de sono, pois cada bebé é um ser único e cada um tem necessidades diferentes.

Durante os primeiros anos de vida, o sono do bebé não é sempre igual, ao longo do crescimento há alterações nos ciclos do sono e diferentes períodos de vigília. As sestas e o sono noturno são uma das formas de regular o sono do bebé, pois este expressa as suas necessidades biológicas.

Ciclo do sono dos bebés:

  • Os recém-nascido dormem períodos de sono curtos, devido à necessidade de alimento, em média os ciclos de sono de um recém-nascido são de 3 a 4 horas independentemente se é de noite ou de dia, pois estes não seguem um ritmo circadiano. Nesta fase, os recém-nascidos fazem muitas sestas ao longo do dia.
  • Aos 3 meses, os bebés começam a ter um período de sono mais longo, uma vez que começam a distinguir a noite do dia.
  • Aos 4 meses de idade, os bebés ganham alguma maturação metabólica, ou seja, não sentem tanta necessidade de comer tantas vezes durante a noite.
  • Aos 6 meses de vida, os bebés percebem com mais clareza o dia e a noite, ou seja, os ciclos do sono começam a ser mais longos.
  • Entre os 6 a 12 meses estima-se que os bebés durmam 12 a 16 horas por dia. Nesta altura os bebés passam para duas sestas por dia.
  • Entre os 12 e os 24 meses os bebés começam a passar de duas para uma sesta.

6 Benefícios do sono para os bebés:

1. Crescer e construir a sua inteligência;

2. Produção de hormonas de crescimento;

3. Ativação da memória e das capacidades de aprendizagem;

4. Reforço da imunidade;

5. Melhora o humor;

6. Diminui a irritabilidade.

Rotina para o bebé dormir toda a noite:

Primeiramente, vamos relembrá-lo de que nenhum bebé adormece enquanto não se sentir seguro, confortável e relaxado. Criar uma rotina para dormir vai fazer com que o bebé adormeça mais rapidamente e também vai ajudá-lo a regular o sono do bebé.

1. Hora do banho deve fazer parte desta rotina, pois é um momento de grande relaxamento.

2. Antes de adormecer o bebé, coloque-o num ambiente silencioso, tranquilo, ligue apenas o candeeiro e retire todos os brinquedos e objetos estimulantes.

3. Durante a noite quando trocar a fralda não acenda a luz, não fale com o bebé nem tenha contacto visual.

4. Não adormeça o bebé ao colo, relaxe-o e quando este estiver sonolento deite-o na cama para que se habitue a adormecer na sua própria cama.

5.  Quando o bebé chorar espere alguns minutos antes de lhe pegar, é importante dar ao bebé a oportunidade de adormecer sozinho.

6. Crie uma rotina para dormir todos os dias à mesma hora para que o bebé perceba que está a aproximar-se a hora de dormir.

 

O que ajuda o bebé a dormir?

Na hora de adormecer o bebé é importante oferecer um objeto de transição ao bebé como a chupeta, a fralda (pano de algodão) ou um peluche. Ao oferecer um objeto de transição está a transmitir ao bebé que está na hora de dormir e a aumentar a sensação de aconchego e segurança.

 

Como saber se o bebé está a dormir profundamente?

O bebé está a dormir profundamente quando está no sono profundo, este dá sinais como: olhos bem fechados, muito quieto, mãos abertas e respiração profunda.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas e que tenha percebido como regular o sono do bebé.

Quando os conhecimentos são aplicados com amor tudo dá certo, aposte numa boa rotina de sono e em objetos de transição e diga adeus às noites mal dormidas. 

Veja sugestões para melhorar a sua qualidade de sono, pois o sono é igualmente importante para todas as faixas etárias, não descuide da sua saúde. 

5 Dicas Para Ter Uma Boa Noite de Sono

Como preparar o quarto para dormir

Melhores óleos essenciais para dormir

Deixar uma resposta

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
Email: (Não publicado)
Comentário: