" Como acabar com as insónias?

Como acabar com as insónias?

Como acabar com as insónias?

A insónia é o distúrbio do sono mais comum a nível mundial, este distúrbio prejudica a capacidade de ter um sono profundo e reparador, comprometendo a qualidade de vida.

Quais são os sintomas da insónia?

  • Dificuldade em adormecer;
  • Dificuldade em permanecer o sono;
  • Sonolência excessiva, cansaço e falta de energia;
  • Momentos de dor e maior stress, por exemplo doenças, luto, divórcio e desemprego.
  • Dificuldade de concentração e alterações de memória.
  • Alteração de humor, mais irritação, menos paciência, menos motivação.

 

Algumas consequências resultantes deste distúrbio são, maior dificuldade em realizar as tarefas do quotidiano, sono inadequado, aumento do risco de hipertensão arterial e de doenças cardiovasculares e também maior desgaste físico e mental.

8 Causas da insónia:

1. Stress (as preocupações que tem com o trabalho e com os problemas pessoais estão a dar cabo de si)

2. Medicamentos (alguns remédios de uso contínuo podem causar sintomas como falta de sono e agitação noturna. Alguns problemas de saúde também podem causar insónias, nomeadamente as dores crónicas).

3. Ausência de uma rotina de sono (ter horários irregulares e maus hábitos de sono causam insónias).

4. Cafeína e nicotina (são estimulantes que permanecem no organismo durante algumas horas prejudicando o sono).

5. Álcool (causa um efeito perturbador no sono).

6. Aparelhos eletrónicos (A luz emitida por estes aparelhos dificulta a produção de melatonina).

7. Vida sedentária (a prática de exercício físico e de relaxamento ajuda a libertar o stress).

8. Comidas pesadas (comer muito à noite pode causar desconforto e sensação de incómodo.

Como acabar com as insónias?

 Saber como acabar com as insónias vai melhorar a sua qualidade de vida e qualidade do seu sono, ao longo deste artigo iremos ensinar-lhe a combater as insónias.

1º Para acabar com as insónias tem de perceber se realmente sofre deste mal. Sabe o que é uma insónia?

Pode ainda ser definida como, dificuldade em adormecer (insónia inicial), dificuldade em manter o sono (insónia intermédia) e ainda o despertar precoce (insónia terminal).

Relativamente à duração, esta pode ser aguda (quando é inferior a 4 semanas) ou crónica (quando é superior a 4 semanas).

2º  Mude a sua alimentação, este novo estilo de vida vai ajudá-lo a  acabar com as insónias.

Coma alimentos ricos em triptofano, como por exemplo, peru, leite, carne, aveia, salmão, tomate, kiwi, nozes, amêndoas.

Coma alimentos ricos em magnésio, como tais, alho, banana, nozes, amêndoas, ameixa seca, feijão e espinafre.

Coma alimentos ricos em ómega-3 e vitamina D, por exemplo, linhaça, salmão, sardinha, sementes de de chia, atum e arenque.

3º Pratique a regra do evitar:

  •  Evite fazer sestas durante o dia, a não ser que não tenha dormido o suficiente na noite anterior.
  •  Evite luzes e barulhos no quarto.
  •  Evite ficar na cama durante o dia.

 Agora que já sabe como acabar com as insónias trave esta luta ainda hoje.

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