5 Dicas Para Ter Uma Boa Noite De Sono

 5 Dicas Para Ter Uma Boa Noite De Sono

Uma boa noite de sono reflete-se na qualidade e estilo de vida saudável, não há dúvidas de que o sono é uma parte fundamental da vida do ser humano. Dormir bem ajuda a sentir-se bem, focado e feliz.

Há muito tempo que não tem uma boa noite de sono? Não está sozinho, muitas mais pessoas estão a passar pela mesma situação, nem todos temos facilidade em adormecer imediatamente.

De acordo com uma notícia publicada pelo Jornal Médico, "Um em cada quatro portugueses tem mais dificuldade em dormir, desde o início da pandemia, com especial incidência na faixa etária entre os 45 e os 54 anos. A conclusão é de um estudo realizado pela marca Aquilea, em parceria com a Ipsos Apeme.” 

O estudo conclui que a pandemia Covid-19 criou um momento de tensão muito grande na vida dos portugueses, há uma série de novos desafios a enfrentar, como por exemplo, confinamento, teletrabalho, mudança no estilo de vida, desemprego, situações de luto, maior stress familiar e profissional, todos estes desafios causam stress, ansiedade e preocupação, gerando uma maior dificuldade em adormecer.

Temos 5 dicas para ter uma boa noite de sono, alguns truques para adormecer e algumas técnicas para dormir em 1 minuto.

 

5 Dicas para ter uma boa noite de sono

1. Estabeleça novas rotinas.

Ao organizar e ordenar a sua rotina está a criar uma sensação de normalidade; a ansiedade irá diminuir e conseguirá dormir melhor.

2. Determine uma hora para deitar e uma para dormir.

Finalize o seu dia à mesma hora, prepare-se para dormir, relaxe e apague as luzes; de manhã levante-se e não use o botão snooze.

3. Pratique exercício físico e mantenha-se ativo.

A atividade física é uma ferramenta muito importante para ter uma boa noite de sono.

4. Use diferentes formas de relaxamento.

Pratique ioga, faça meditação, opte por uma leitura tranquila e purifique o seu lar com aromas suaves

5. Jante 2 a 3 horas antes de dormir.

Se tiver fome antes de dormir coma uma ceia leve com baixos níveis energéticos. Ao dar tempo ao sistema digestivo para fazer a digestão está a ajudar o seu organismo a diminuir a sua atividade e terá uma boa noite de sono.

3 Truques para adormecer:

  • 1º truque: Deixe longe da cama o telemóvel e desligue todos os aparelhos eletrónicos.
  • 2º truque: Crie um ambiente propício para dormir, use um colchão que se adapte aos contornos do seu corpo e às suas necessidades.
  • 3º truque: Psicologia inversa, contrarie o seu cérebro, quer muito dormir mas está com dificuldades em adormecer? Não se convença que tem que dormir, permaneça acordado, não se sentirá tão pressionado pela sua teimosia, consequentemente irá ficar menos ansioso e conseguirá relaxar. 

 

Veja como adormecer em 1 minuto?

Este método é nada mais nada menos que um exercício de respiração, conhecido pelo método “4-7-8”, pode repetir o exercício as vezes que necessitar até adormecer, todavia regra geral adormece em 1 minuto.

Uma técnica simples de respiração que tornará a sua respiração mais lenta e reduzirá o seu ritmo cardíaco.

Aprenda como fazer o exercício:

1. Expire pela boca e depois inspire pelo nariz durante 4 segundos.

2. Pare a respiração durante 7 segundos.

3. Por fim, solte o ar pela boca durante 8 segundos. 

 Gostou deste artigo? Se sim, temos mais artigos relacionados com o sono para que possa descobrir e aprender mais, como por exemplo o artigo "Como preparar o quarto para uma boa noite de sono".

Sugestão de colchões:

                            

Colchão Sensitive             Colchão MaxPlus            Cochão Light Ortopético Plus

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