" O que acontece enquanto dormimos?

O que acontece enquanto dormimos?

O que acontece enquanto dormimos?

Já pensou “o que acontece enquanto durmo”?

Nós temos a resposta para si.

Enquanto está a dormir está a passar por um processo de recuperação, desenvolvimento, crescimento e a economizar energia.

Uma boa noite de sono, nomeadamente dormir o número de horas suficientes, é uma das recomendações para quem quer ter uma vida saudável, não há dúvidas de que dormir bem é benéfico para todos os aspetos da sua vida, contribui para a melhoria do metabolismo, para fortalecer o sistema imunológico, para prevenir doenças, para o seu bem-estar e ainda para a reparação de tecidos, por exemplo, o crescimento muscular ocorre principalmente quando está a dormir.

Fases do sono:

O sono é constituído por 4 fases que ocorrem sempre pela mesma sequência. De acordo com especialistas do sono, o nosso cérebro age de forma diferente em cada um dos estágios, a forma como reagimos diz muito sobre a saúde da nossa memória e concentração. Se dormir as horas necessárias, vai sentir-se revigorado, alerto e apto para mais um dia. Caso tenha dormido pouco, ou tenha passado uma noite de sono muito fragmentada, vai sentir-se cansado, com pouca concentração e irritado.

O que acontece nas fases do sono:

  • Estágio 1:  Transição da vigília para o sono. É o momento em que percebeu que escureceu e começa a produzir a hormona do sono (melatonina). Na passagem do estágio 1 para o 2 é comum sentir sensações como queda, susto, espasmos, pois estamos num sono leve, os músculos começam a paralisar lentamente, no entanto o sistema de alerta do cérebro prevalece e obriga os músculos em relaxamento a trabalharem. 
  • Estágio 2: Nesta fase o corpo prepara-se para o sono profundo, a temperatura corporal desce, os músculos relaxam, a respiração abranda e a atividade cerebral torna-se mais lenta.
  • Estágio 3: Neste estágio dá-se o sono profundo, é muito difícil acordar uma pessoa neste estágio, visto que esta está totalmente relaxada. Nesta fase, os processos de recuperação do organismo iniciam as suas tarefas.
  • Estágio 4:  É a última fase do sono, chamado sono REM, os olhos movem-se mais rápido de um lado para o outro, começa a fase dos sonhos, ou seja, o descanso do cérebro das atividades do dia-a-dia.

O que acontece enquanto dorme:

Não é novidade que o nosso corpo continua a trabalhar enquanto estamos a dormir para que possamos acordar com as energias recarregadas.  

1. Os membros ficam paralisados.

Isto é, os músculos das extremidades inferiores e superiores não se movem.

2. A temperatura corporal diminui.

Durante o sono não queimamos tantas calorias comparativamente ao nosso dia-a-dia, ou seja, a temperatura corporal diminui e começa a economizar energia.

3. As informações irrelevantes são apagadas.

O cérebro elimina todas as informações desnecessárias e as informações de grande importância passam para memória de longo prazo.

4. O organismo produz mais hormonas de crescimento. 

Durante o sono, há uma regeneração de músculos, ossos e tecidos. 

5. A garganta fica mais estreita. 

Como os nossos músculos estão relaxados a nossa garganta fica mais estreita, por isso é que muitas pessoas ressonam.

6. Os rins descansam e a visão melhora.

Durante o dia, a função renal está ativa para ajudar-nos a filtrar as toxinas que se acumulam no sangue. Isso faz com que a urina seja produzida. No entanto, quando dormimos, a ação de filtrar é retardada para deixar de criar líquido. Já a visão é regenerada.

        7. Os olhos se movem rapidamente.

Isto ocorre porque os olhos, mais ou menos uma hora após cair no sono, movem-se para frente e para trás, mas não percebemos isso.


        8. Os dentes rangem.

O bruxismo é extremamente frequente, principalmente em crianças e jovens. Apertar os dentes com força pode agravar-se quando há stress ou a mandíbula está desalinhada. Pessoas com este problema acordam com dores, e os dentes podem acabar desgastados ou partidos.

       
        9. Falamos e a cabeça “explode”.

Várias pessoas falam enquanto dormem, mas normalmente, no dia seguinte não se lembram do que disseram. 

Reflexão: 

Já pensou que passa cerca de 8h a 9h deitado num colchão todos os dias da sua vida?

Um bom colchão vai dar-lhe boas noites de descanso, caso contrário, terá noites mal dormidas, dores musculares, dores de coluna e pescoço.

Sabemos bem a importância que uma boa noite de sono tem na nossa saúde física e mental, o nosso dever é aconselhá-lo, mostrando diversos produtos de descanso para que consiga escolher o colchão dos seus sonhos, cada pessoa tem as suas próprias necessidades, por isso escolha o melhor para si.

Descubra as nossas sugestões:

Colchões Molas Bonnel: ver aqui

Colchões Látex: ver aqui 

Colchões Viscoelástica: ver aqui

Colchões de Molas Ensacadas:  ver aqui

Se tiver interesse nesta temática aconselhámo-lo a ler “5 mitos sobre  sono”  

Deixar uma resposta

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
Email: (Não publicado)
Comentário: