" 5 Mitos sobre o sono

5 Mitos sobre o sono

 5 Mitos sobre o sono

Tem a certeza que dorme bem?

Dormir é uma necessidade essencial inerente ao ser humano e é tão importante como qualquer outra necessidade fisiológica. Uma pessoa que dorme bem é uma pessoa saudável.

Todavia, ainda há muitas ideias pré-concebidas sobre o sono enraizadas em falsos factos, por esse motivo vamos desmitificar os 5 mitos sobre o sono mais comuns.

5 mitos sobre o sono

1. Os adultos precisam de 5 horas de sono ou menos      

Há muitas pessoas que afirmam que não precisam dormir mais que 5 horas para se sentirem bem, no entanto é um mito muito grave e que causa grandes problemas. Dormir menos de 8h por noite traz consequências nefastas para a saúde, como tais, perda de memória, falta de concentração, enfraquecimento do sistema imunológico, tensão alta, doenças cardiovasculares e em casos extremos, a privação do sono pode levar à mortalidade precoce. Devemos dormir um total de 8 horas por noite.

2. Pode treinar o cérebro para dormir menos


É uma falsa crença acreditar que o nosso organismo pode adaptar-se e aprender a dormir menos horas. Para um bom funcionamento e recuperação é importante passarmos por todas os estágios de sono REM.

3. Beber álcool antes de ir para a cama ajuda a dormir



O álcool numa primeira fase pode eventualmente provocar sonolência em algumas pessoas durante umas horas. Contudo, não é um efeito constante, à medida que o efeito do álcool passa, a tendência é haver uma maior fragmentação do sono, a vontade de ir à casa de banho aumenta, uma vez que é o álcool é uma bebida diurética. O álcool só piora a qualidade do sono.

4. Não precisa de ter uma hora fixa para dormir


Não criar uma rotina para deitar pode prejudicar a qualidade de sono. Nomeadamente aumentar as insónias, desenvolver doenças como depressão e doenças cardíacas.

5. As sestas não são saudáveis


As sestas são saudáveis se forem feitas no tempo recomendado, 20 minutos. Caso prolongue a sesta poderá sentir dificuldades na hora de adormecer.

Tirar uma sesta é saudável, principalmente, se teve uma má noite de sono, é uma forma de recuperar algum sono perdido e recarregar alguma energia. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para o ajudar a desmitificar alguns mitos sobre o sono.

Damos-lhe algumas sugestões de almofadas que o ajudarão a ter o melhor suporte ergonómico para passar noites de grande qualidade.

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