Qual a relação entre a posição que dorme e a sua personalidade?

Qual a relação entre a posição que dorme e a sua personalidade?

Importância do sono

Dormir é uma necessidade essencial para o ser humano, tão importante como a alimentação. Já não é novidade que o sono está relacionado com o estado de humor, as pessoas que não dormem o tempo recomendado ficam mais aborrecidas, impacientes, de mau humor e sonolentas. O que você ainda não sabe é qual a relação entre a posição que dorme e a sua personalidade.

Já os nossos antepassados diziam “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer” esta afirmação está certíssima. Antigamente as pessoas não usavam despertador, o relógio biológico estava tão organizado e tão assertivo que deitavam e acordavam sempre à mesma hora, sabe porquê? As rotinas de sono estavam muito bem implementadas, estes davam ao sono o seu devido valor enquanto agente de descanso, repouso, revitalizador de energia e de células.

Hoje em dia perdemo-nos no tempo, quando damos pelas horas já é muito tarde, acabamos por adormecer fora de horas e por minimizar o período de sono.

Durante o dia estamos em contacto com muitos aparelhos eletrónicos, em ambientes fechados, a nossa exposição ao ar livre diminui e consequentemente também demoramos muito mais tempo a adormecer, porque o nosso corpo está com falta de melatonina.

Todos estes fatores trazem consequências e esses comportamentos são refletidos na posição que dormimos.

Sabia que a posição em que dorme também é uma forma de comunicar?

A forma como nos vestimos, penteamos, sentamos, gesticulamos e olhamos diz algo sobre nós. Ao contrário do que pensa, a dormir também se comunica, a posição que dormimos revela mais sobre a nossa personalidade e estado de espírito do que realmente imaginámos.

Durante o dia escondemos os nosso anseios, emoções e recalcámos os nossos desejos que são reprimidos pela sociedade. Quando estamos a dormir estamos num estado sem controlo, no subconsciente, aqui as nossas emoções são trazidas para os nossos sonhos e os traços da nossa personalidade são refletidos na posição que dormimos. Conseguimos perceber o tipo de personalidade, se é uma pessoa descontraída, tímida, comunicativa, etc.

O professor Chris Idzikowski, diretor do UK Sleep Assessment and Advisory Service, dedicou-se ao estudo das posições que dormimos durante o sono e o nosso estado psíquico. Veja as posições mais frequentes:

  1.  Posição feto:

É uma das posições mais comuns (41%) entre os entrevistados e a predominância que dorme nesta posição é o sexo feminino.

Dormir de lado e com as pernas enroladas.

O que diz sobre si: 

Exteriormente a pessoa parece forte. Interiormente é sensível, tímida, tem necessidade de proteção e compreensão por partes dos outros.

  1. Posição tronco:

Nesta posição a pessoa dorme de lado com os braços e pernas fletidas.

O que diz sobre si:

Exteriormente a pessoa parece muito rígida e fria. Interiormente é sociável, confiante e comunicativa. 

  1. Posição orador:

Nesta posição a pessoa dorme com os braços estendidos para a frente e com as pernas fletidas.

O que diz sobre si:

As pessoas que dormem nesta posição são desconfiadas, demoram a tomar a tomar decisões e são muito teimosos.

  1. Posição Soldado:

Nesta posição a pessoa dorme com as costas e com os braços estendidos, costas contra o colchão, ou seja, de barriga para cima.

O que diz sobre si:

As pessoas que dormem nesta posição tendem a ser calmas, reservadas e grandes expectativas.

  1. Posição queda-livre:

Deitado de barriga para baixo, com os braços à volta da almofada e a cabeça virada para o lado.

O que diz sobre si:

Exteriormente pessoa muito agitada, sensível, ofende-se rapidamente com críticas. Interiormente são sociáveis e com personalidade aberta.

  1. Posição estrela do mar:

Esta posição é a menos popular, definida por dormir de costas, com as pernas esticadas e braços esticados por cima da cabeça.

O que diz sobre si:

Quem dorme nesta posição tende a prezar amizades, ser bom ouvinte e gosto em ajudar. 

As melhores almofadas

Relembramos que as almofadas também devem ter uma utilização específica de acordo com a posição que dorme.

  • Posição de lado ou de costas: as melhores almofadas são os modelos mais altos e de maior firmeza, aconselhámos-lhe as almofadas viscoelásticas.

VEJA AQUI 

  • Posição de barriga para baixo: nesta situação opte por almofadas mais baixas e mais flexíveis. O nosso conselho são almofadas de fibra, microfibra ou de penas. 

VEJA AQUI

  • Posição de barriga para cima: se prefere dormir nesta posição, escolha uma almofada de firmeza média e altura intermédia. A melhor opção para si é as almofadas em látex.

VEJA AQUI

 Os melhores Colchões

  • Emma

 VEJA AQUI

  • Sensitive

VEJA AQUI

  • Colchões de Viscoelástica 

VEJA AQUI

Deixar uma resposta

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
Email: (Não publicado)
Comentário: