Qual a relação entre o sono e o estado de humor?

Qual a relação entre o sono e o estado de humor?

Qual o impacto do sono no nosso estado de humor?

O sono é um processo fisiológico primordial para o desenvolvimento de funções neurobiológicas, a sua restrição ou privação conduzem a efeitos negativos na saúde mental e física do ser humano.

Os efeitos relacionados com o pouco descanso, ou seja, falta de sono são, fadiga, falta de concentração e memória, défice no sistema imunológico, mau humor e problemas emocionais como depressão, mudanças bruscas de humor, ansiedade, baixa energia e motivação; problemas relacionados com a área sexual, nomeadamente diminuição do prazer.

Dormir 8 horas por dia é suficiente para que o seu cérebro descanse e recupere energia, se dormir um sono profundo e reparador o seu cérebro vai produzir hormonas que aumentam o seu bem-estar, e nomeadamente melhoram o humor.

Já sabemos que o sono interfere com o humor, uma pessoa que durma pouco está emocionalmente cansada, com menos energia, menos paciência, maior irritabilidade e sonolência.  Estabeleça uma rotina de sono e vai ver que irá começar o dia com muito mais disposição e bom humor.

O sono no mundo moderno

Hoje em dia, as pessoas sofrem mais com problemas relacionados com o sono comparativamente ao passado, em grande parte devido as tecnologias e aos trabalhos que exigem rotatividade de turnos.

A sociedade moderna distanciou-se dos ciclos naturais e já não respeita os ritmos circadianos do sono, cada vez deitamo-nos mais tarde e acordamos no mesmo horário. Sabemos que hoje em dia não é fácil manter horários de sono devido ao dia-a-dia exigente, desta forma deixamos algumas dicas para melhorar o seu humor durante o dia. 

Dicas para melhorar o humor:

Saber como regular e melhorar o nosso humor é uma vantagem, pois o humor influência a forma como pensamos, sentimos e agimos.

  • Seja grato

Agradeça pelas coisas boas que lhe acontecem e pelo que já conseguiu alcançar.

  • Aprenda a rir-se de si próprio

Aceite os seus erros e as suas quedas de bom humor, quem nunca errou que atire a primeira pedra.

  • Durma bem

As pessoas que têm uma boa relação com o sono são mais simpáticas e pacientes. Quando o sono é de qualidade a sensação de bem-estar é maior e o humor melhora.

  • Alimente-se bem

Coma frutas como banana, abacate, mamão e papaia; legumes como brócolos, cenouras e espinafres; leguminosas como grão-de-bico, feijão e lentilhas; oleaginosas como nozes, castanhas, sementes de abóbora; coma peixes ricos em ômegas 3, salmão, truta e sardinha.

 

Observação:

Um bom colchão  fará toda a diferença na hora de adormecer e no seu humor.

Espreite os nossos colchões e verá que encontrará uma solução de descanso à sua medida.

A sua saúde está em primeiro lugar.



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