O SONO NO DESPORTO E NA SAÚDE

O SONO NO DESPORTO E NA SAÚDE

"O desporto melhora a qualidade do sono e o sono é muito importante para o rendimento no exercício."

O sono fortalece o sistema imunológico, repõe os nutrientes para construir e repor tecidos e células, libera a secreção de hormonas como a do crescimento (GH), que repara os músculos e leva a que se sinta melhor no dia seguinte.  Além disso, consolida e deixa a pele mais bonita e saudável.

Por estes e outros motivos, o sono dá todos os benefícios de saúde, vitalidade e energia associamos à juventude. 

Não dormir o suficiente, ou dormir mal, pode diminuir a quantidade de harmonia do crescimento que o seu corpo produz diariamente. Por isso, é muito importante saber as razões de um sono de má qualidade. Entre essas razões, pode estar um problema de saúde ou um colchão desadequado às necessidades pessoais de conforto.

QUANTAS HORAS DORMIR?

12 HORAS - Aumenta entre 25% a 35% a probabilidade de ficar obeso, segundo um estudo publicado na revista "Sleep". Se dormir 12 horas, está a abusar...

10 HORAS - É provável que tenha melhores reflexos e um sprint mais rápido em 8%, comprovado por investigadores da Universidade de Stantford (EUA). A desculpa perfeita para ficar na cama!

8 HORAS - Este é o limite mínimo de número de horas que um desportista deve dormir para ter a dose necessária de hormona do crescimento (GH).

6 HORAS - Dormir 6 horas diárias não é suficiente para quem pratica desporto e também prejudica a sua saúde a nível global. Quando não dorme o suficiente, os músculos não crescem.

4 HORAS - Ficará com a resistência diminuída entre 15 a 40% e prejudica fortemente a recuperação muscular. E quem é que fica de bom humor se dormir pouco?

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