" Como fazer um detox cerebral?

Como fazer um detox cerebral?

Como fazer um detox cerebral?

O cérebro humano é considerado o órgão mais complexo do nosso organismo e o único que controla ações como, a fala, o movimento, as emoções, os sentidos, a memória e os pensamentos. É no cérebro que reside a inteligência e a capacidade de tomar decisões.

Para que todas as funções sejam bem desempenhadas, e também para que o cérebro continue saudável ao longo dos anos, é fundamental, que cuide bem deste, independentemente da sua idade. Caso contrário, os anos que vive não serão anos de desfrute e felicidade.

Vamos explicar, neste artigo, como fazer um detox cerebral através de hábitos simples diários.

 

Como fazer um detox ao cérebro?

1. Diminua o tempo que passa nas redes sociais

A excessiva exposição digital causa consequências no comportamento humano, pois tira-nos faculdades que prejudicam a vida e até mesmo a saúde, nomeadamente a visão e o sono. 

2. Limite a ingestão de álcool

Beber um copo de vinho pode ajudar na circulação sanguínea, contudo, a ingestão excessiva pode prejudicar a saúde mental.

3. Oiça música

Sabia que a música do Mozart pode ajudar a sincronizar o ritmo da frequência cerebral em jovens, por exemplo, antes dos testes? E pode ajudar também na retenção de memória a curto prazo nas pessoas idosas?

Ouvir a sua música favorita também tem um impacto benéfico no seu organismo, pois liberta hormonas, como serotonina, a hormona da felicidade e bem-estar. A música apresenta um papel relaxante e ajuda a diminuir a ansiedade.

4. Socialize

Socializar é extremamente importante e uma espécie de proteção do cérebro face a doenças como Alzheimer.

Conversar com familiares, amigos e colegas de trabalho, ajuda a reduzir os níveis de stress e os níveis de ansiedade, por isso, é aconselhado que retire alguns momentos da sua semana para socializar. 

 

5. Dormir as horas recomendadas

O sono é essencial para a sobrevivência humana e para o bom funcionamento da mente, pois é durante o sono que ocorre o processamento e integração de informação na memória de longo prazo. E é também quando dormimos que se restabelecem as células nervosas, ou seja, o cérebro ativa o sistema imunológico com a missão de reparar o cérebro e eliminar todos os resíduos celulares que se acumularam durante o período ativo.

O sono não é apenas um período de descanso, mas sim, um processo de restauração e de reparação que afeta todos os sistemas do corpo.

6. Atividade física

A prática de desporto apresenta muitas vantagens, como ajuda a combater a obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece os músculos, ossos e articulações, previne o desenvolvimento de demências, promove a manutenção das células nervosas, melhora a autoestima e promove uma sensação geral de bem-estar.

O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula diretamente o cérebro e o crescimento de novas células. 

7. Beba café

Um café por dia traz vantagens para a cognição e para a função neuronal. De acordo, com os investigadores da Universidade do Minho, o café ajuda a melhorar o controlo motor e a aumentar os níveis de atenção. A cafeína tem benefícios na aprendizagem e na memória.

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