" Mito ou verdade: Sonhar muito prejudica o sono?

Mito ou verdade: Sonhar muito prejudica o sono?

Mito ou verdade: Sonhar muito prejudica o sono?

É mito ou verdade que sonhar muito prejudica o sono? É verdade. Neste artigo vamos explicar porque sonhar muito afeta o sono e também vamos indicar algumas dicas para evitar sonhar tanto. 

Dormir bem para viver bem!

Dormir bem, é fundamental para o bem-estar e para a saúde em geral. Todavia quando os sonhos se tornam excessivos é normal que acorde mais cansado do que quando se deitou, dado que o seu cérebro esteve sempre em atividade.

Os sonhos em excesso prejudicam o sono?

De acordo com a Dra. Teresa Paiva “o excesso de sonhos faz com que o sono não seja reparador. O cérebro está muito ativo, levando a pessoa a acordar cansada”.

Quais os motivos para sonhar muito?

Os sonhos em excesso podem estar relacionados com vários fatores como tais: problemas psicológicos, stress pós-traumático, ansiedade, depressão, elevadas preocupações durante o dia, mudança no horário do sono, assistir a demasiada televisão antes de ir para a cama, nova medicação e excesso de fase REM.  

Em que fase acontece os sonhos e os pesadelos?

Os sonhos e os pesadelos geralmente ocorrem durante a fase do sono REM (Rapid Eye Moviment), nas primeiras horas da manhã. É nesta fase que o corpo relaxa e a mente fica em alta atividade.

Os pesadelos são sonhos perturbadores, assustadores e desagradáveis, associados a sentimentos negativos que muitas vezes dificultam o adormecimento quando a pessoa acorda com medo e ansiosa. 

Regra geral, os pesadelos são mais comuns na faixa etária dos 7 aos 11 anos, contudo, podem acontecer noutras idades.

 

5 Dicas para diminuir os sonhos durante a noite:

Existem pequenos truques que podem ajudar a diminuir os sonhos agitados durante a noite. Sugerimos as seguintes medidas:

  • Adote hábitos de sono saudáveis

Um hábito saudável é por exemplo estabelecer um horário fixo para deitar e acordar.

  • Diminua o uso de aparelhos eletrónicos antes de dormir

A luz azul emitida pelos aparelhos eletrónicos dificulta a produção e libertação de melatonina (hormona do sono). 

  • Não consuma álcool 1h antes de se deitar

O álcool pode parecer um bom indutor de sono, mas na verdade vai piorar o seu sono e tornar os seus sonhos mais agitados.

  • Evite levar preocupações para a cama

Quando está ansioso ou em stress a sua respiração torna-se mais rápida, os batimentos cardíacos ficam mais acelerados e a sua mente preenche-se de pensamentos negativos na hora de adormecer, o que acaba por deteriorar o seu sono.

Tente acalmar-se e relaxar antes de dormir e esqueça todas as preocupações para que o seu corpo possa se desligar aos poucos.

  • Faça desporto durante o dia

A prática de desporto ajuda a libertar endorfinas, uma hormona que tem grande capacidade analgésica. Esta ajuda a aliviar as tensões musculares e promove a sensação de bem-estar.

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