
Cada pessoa tem o seu próprio ritmo biológico e existem vários fatores que podem mudar o ritmo biológico normal.
Vamos conhecer os diversos ritmos biológicos:
Ritmo biológico de coruja:
Os indivíduos têm maior energia ao entardecer. O ritmo de temperatura destas pessoas é frio e lento pela manhã e com mais calor e energia pela noite. A mudança deste ritmo só pode ser feita por reeducação dos hábitos de sono.
Ritmo biológico de cotovia:
Indivíduos que acordam sempre muito cedo, independentemente da hora a que se deitam. Com o passar dos anos a tendência destas pessoas é deitarem-se cada vez mais tarde e levantarem-se de madrugada.
Problemas de fuso horário:
O nosso organismo não está preparado para responder rapidamente à alteração do fuso horário quando, por exemplo, se viaja para outro continente. Normalmente, é necessário um dia para o organismo se recompor e reajustar o seu relógio biológico. Com o avançar da idade, a desordem é mais intensa e a recuperação torna-se mais lenta.
Trabalhos e turnos rotativos
As pessoas que fazem turnos rotativos usualmente só dormem 5 ou 6 horas. Por isso, estes profissionais têm tendência a ter maior cansaço, apresentar problemas psicológicos ou digestivos, e a ter o dobro dos distúrbios do sono, independentemente da profissão que exerçam.
Deixar uma resposta Cancelar a resposta
Todos os campos são obrigatórios