" Devem os filhos dormir na cama dos pais?

Devem os filhos dormir na cama dos pais?

Devem os filhos dormir na cama dos pais?

Até quando os filhos devem dormir com os pais? A dúvida persiste na cabeça dos pediatras e psicólogos e paira também na cabeça dos pais.

Há quem defenda que as crianças que partilham cama com os pais tornam-se crianças mais dependentes e com baixa autoestima. Por outro lado, há quem defenda que compartilhar cama com os filhos deixa-os mais calmos, seguros e mais bem-dispostos.

O mais importante é que tome a melhor decisão para a sua família e que garanta um sono mais longo e reparador.

Segundo, a Academia Americana de Pediatria, é benéfico para os bebés dormir no quarto dos pais até aos seis meses de idade, após esta idade deve-se começar a fazer a transição para o quarto do bebé.

Se não tem uma opinião formada sobre este assunto, talvez este artigo o possa ajudar.

Quais os benefícios dos filhos dormirem com os pais?

Se acha que o seu filho é o único a dormir consigo, engana-se, não está sozinho.

De acordo com um Estudo Nacional sobre a Posição para Dormir na Infância, realizado em 2003, pelo Instituto de Saúde dos EUA, conclui-se que 45% das crianças passavam pelo menos parte da noite na cama dos pais.

3 Benefícios associados a esta prática que motivam os pais a partilhar cama:

- Amamentação

A prática do co-sleeping favorece a amamentação e o prolongamento da mesma, pois evita que as mães tenham de se levantar várias vezes durante a noite.

- Sono mais descansado

A maioria dos pais colocam os filhos na sua cama para poderem ter uma noite mais descansada.

- Maior ligação emocional

Segundo alguns estudos, partilhar cama reforça os laços emocionais entre pais e bebés, pois o toque e o aconchego transmitem segurança e conforto ao bebé.

Quais os riscos dos filhos dormirem com os pais?

Segundo a Sociedade Canadiana de Pediatria há vários riscos associados ao co-sleeping quando a criança é pequena, como por exemplo, asfixia, esmagamento, sobreaquecimento.

Frisamos que a principal causa de morte no primeiro ano de vida do ser humano é a Síndrome de Morte Súbita Infantil.

Outros riscos associados à prática de dormir com os pais na idade infantil são por exemplo: problemas de ansiedade, depressão, comportamento agressivo, irritabilidade, baixa tolerância à frustração, dificuldades de concentração e maior dependência aos pais.

Já na idade da pré-adolescência, os riscos são outros, como tais: dificuldades na gestão das emoções, na interação social e baixa autoestima.

O co-sleeping não afeta apenas os filhos, os pais também sofrem algumas consequências, como por exemplo, a perda de tempo de qualidade a sós.

O que fazer para as crianças começarem a dormir sozinhas?

De acordo com um estudo feito pela universidade college de Londres, são necessários, em média 66 dias para criar um novo hábito na nossa rotina. Como resultado, deve mentalizar-se que tem uma longa luta pela frente na qual é preciso disciplina, rigor e tempo.

A sua primeira preocupação deve ser em criar um ambiente de sono seguro e posteriormente a sua preocupação deve ser implementar uma rotina de sono antes de dormir, esta rotina vai fazer com que a criança preveja quando é a hora de dormir.

Como criar um ambiente seguro para os bebés dormirem?

É durante o sono que ocorrem processos de formação na rede neuronal e também que se liberta hormonas de crescimento, por esse motivo, o sono é fundamental para o bebé crescer e desenvolver-se saudavelmente.

Para que os bebés durmam noites de sono descansadas, deve proporcionar-lhe um ambiente seguro, limpo e fresco.

Em primeiro lugar, deve escolher um colchão que seja firme e que não fique flácido sob o peso do bebé. Posteriormente, tenha atenção se os lençóis estão bem esticados, para que o bebé não fique preso. Em seguida, coloque o bebé de costas e nunca de lado. Em último, deve proteger as grades do berço para evitar acidentes.

Como criar uma rotina de sono antes de dormir para as crianças?

- Comece a “desacelerar” após o jantar

Antes de dormir, evite a exposição aos ecrãs, pois a luz azul imitada por estes aparelhos, prejudicam a qualidade de sono.

- Crie uma rotina para dormir

As crianças precisam de regras para se sentirem seguras e para perceberem o que vai acontecer, por isso crie uma rotina antes de dormir, como por exemplo, deixe ser a criança a escolher o peluche que vai dormir, o livro que quer ler, o pijama que quer vestir, entre outras coisas.

- Proporcione momentos de relaxamento

Os momentos antes de dormir devem ser de relaxamento, calma e paz, a leitura de uma história, uma canção de embalar, uma massagem, o beijo de boa noite são aspetos importantes que deve adotar.

É normal que as crianças precisem de tempo para começarem a dormir sozinhas, por isso vá com calma, não force nada, apenas implemente regras com amor e disciplina, vamos indicar-lhe as melhores estratégias para as crianças dormirem sozinhas, tome atenção.

As melhores estratégias para as crianças dormirem sozinhas?

Numa primeira fase adote a estratégia de se deitar com a criança até esta adormecer, quando a criança estiver a dormir, regresse para o seu quarto.

É importante que a criança comece a acordar sozinha para que perceba que é seguro acordar no seu próprio quarto.

Numa segunda fase quando a criança estiver quase a dormir, ausente-se uns minutos, dê a desculpa que vai à casa de banho, ou beber água, e ao longo dos dias, prolongue o tempo que está fora do quarto.

A criança vai perceber que está com ela, apenas foi fazer alguma coisa e regressará a seguir. Desta forma, irá começar a ganhar autonomia.

É importante, também, que elogie a criança quando ela acordar, dê-lhe os parabéns, diga-lhe que está uma criança crescida e que já dorme sozinha.

A privação de sono é prejudicial para a saúde de todos, incluindo pais e crianças, as noites mal dormidas têm como consequências: maior irritabilidade, dificuldades de atenção concentração, fadiga, exaustão, problemas de memorização, instabilidade emocional, entre outros.

Peça ajuda, não se encontra sozinho(a)!

 

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