Condições Gerais de Garantia e Assistência Pós-Venda

1. GARANTIA
1.1. O Certificado de Garantia só terá validade se acompanhado pela Venda a Dinheiro (VD) final da compra, e estando aquele devidamente preenchido e carimbado pelo estabelecimento onde foi efectuada a compra.

1.2. A Colchões & Companhia fica legalmente impossibilitada de realizar o serviço de garantia, caso os documentos indicados não sejam apresentados e não estejam preenchidos.
Para esse efeito depois da entrega da encomenda o cliente deverá dirigir-se à loja onde efectuou a compra para o Certificado de Garantia ser preenchido e carimbado.

O período de garantia inicia a partir da data de entrega do produto.
Consoante o tipo de produto adquirido aplica-se a seguinte garantia:

Certificado de Garantia Colchões e Companhia


1.3. A garantia responde pelo defeito de produção e não pelo mau trato do usuário.

1.4. A garantia da Colchões & Companhia inclui os custos de transporte, mão-de-obra e reparação ou troca do artigo defeituoso.

1.5. A Linha LIGHT é fornecida enrolada e necessita de pelo menos 48 horas para expandir e ganhar a sua forma.



2. CUIDADOS A TER COM O COLCHÃO PARA VALIDAR A GARANTIA

Quando o cliente adquire um sistema de descanso, deve ter em conta uma série de conselhos para a sua manutenção, pois uma má utilização pode invalidar a garantia.

a) Não usar o novo colchão na embalagem plástica ou deixar a mesma entre o estrado e o colchão.

b) Não é aconselhável utilizar os colchões em superfícies que não permitam a transpiração do colchão.

c) Não é aconselhável utilizar lençóis, protectores de colchão ou colchas que impeçam a ventilação do colchão.

d) Os estrados articulados não são indicados para os colchões de molas.

e) Não deve pisar, saltar, apoiar objectos pesados ou pontiagudos na superfície do colchão ou qualquer outro uso indevido em que se utilize o produto de forma inadequada.

f) Não deve dobrar o colchão em nenhuma circunstância.

g) Deve ventilar o seu colchão regularmente.

h) Para aumentar a vida útil do colchão, deve ser girado horizontalmente, invertendo o lado dos pés e da cabeça. Logo após, girar verticalmente, virando para cima a face que antes estava para baixo. Esta operação deve ser repetida de 2 em 2 semanas, nos primeiros 6 meses. Depois deste período o colchão deve ser virado mensalmente.


A garantia não cobre reparações ou substituições derivados das seguintes circunstâncias:

a) Instalação e utilização do produto de maneira a comprometer o seu uso, assim como a sua utilização em conjunto com outros produtos ou bases inadequadas ou em mau estado, contrariando as instruções de uso e conservação aqui mencionadas.

b) Transporte inadequado, acidentes, fenómenos da natureza (cheias, incêndios, etc.) e também ventilação inadequada.

c) Utilização de produtos de limpeza inadequados que possam deteriorar os tecidos dos colchões, ou lavagem inapropriada. Para uma limpeza regular do colchão é suficiente a passagem com uma escova macia. As capas de colchão laváveis possuem as devidas indicações de lavagem, não podendo ser limpas a seco.

d) Depressões de até 4 cm de ambas as faces do colchão, causados pela pressão do corpo ao longo da vida do colchão.

e) Uso inadequado das alças do colchão. As mesmas estão destinadas a reposicionar o colchão sobre a cama, não para puxar ou suportar o peso total do mesmo.

f) Manipulações efectuadas por instituições exteriores à Colchões & Companhia.

g) Mudança de morada ocorrida após a entrega na morada da encomenda.

A Colchões & Companhia reserva-se ao direito de efectuar pequenos reparos directamente em casa do cliente.
Fora dos prazos estabelecidos, a Colchões & Companhia não se responsabiliza por qualquer defeito, anomalia ou dano do produto.



3. HUMIDADE
3.1. Uma ventilação frequente garante um clima saudável e agradável para o cliente e para o colchão. A temperatura ambiente ideal situa-se entre os 16 e 20ºC, com uma humidade relativa entre 45 e 60%.

3.2. As manchas de humidade (mofo) podem dever-se a uma humidade excessiva aliada a uma temperatura demasiado baixa da habitação e a falta de circulação de ar (por exemplo nos casos de bases sem ventilação), alta transpiração do usuário ou mau uso do colchão.

3.3. As deficiências causadas pela humidade não estão incluídas na garantia.



4. EFEITO "PILLING" 

4.1. As fibras sintéticas contidas na roupa da cama ou nos pijamas poderão causar o denominado efeito “pilling” (formação de “bolinhas”) nas capas dos colchões. Dependendo do ambiente e do usuário da cama, podem-se gerar cargas de electricidade estática que faça sair o material do acolchoado através da capa.

4.2. A formação ocorrida com o efeito “pilling” não está incluída na garantia.



5. FIRMEZA DOS PRODUTOS

Os colchões de látex e viscoelásticos podem sofrer ligeiras variações de firmeza, dependendo do material utilizado. Assim, duas unidades do mesmo modelo de colchão no mesmo pedido podem apresentar sensações de firmeza diferentes.



6. FORMA E VOLUME

Os núcleos e acolchoados dos colchões são constituídos por materiais flexíveis que sofrem ligeiras modificações de comprimento, largura e altura durante o transporte, armazenamento e uso. Isto não se reduz em absoluto o conforto do descanso nem a sua qualidade e não constitui motivo algum para uma prestação de garantia.



7. ODOR

Devido à embalagem que os envolve, os colchões em algumas ocasiões podem libertar odores fortes ao serem desembalados. Não se tratam de odores nocivos para a saúde e desaparecem após algumas semanas depois de o produto ter sido desembalado.
Este odor característico não torna o produto passível de devolução ou troca do mesmo.



8. CUIDADOS A TER COM O SEU ESTRADO PARA VALIDAR A GARANTIA

Estrado eléctrico
a) Deve ligar a bateria assim que liga a primeira vez à corrente eléctrica.

b) A bateria serve apenas para em caso de falha de corrente eléctrica baixar o articulado. Nunca deve ser utilizada para elevar as zonas de descanso. A

elevação das zonas de descanso deve ser feita sempre com ligação à corrente eléctrica.

c) Para evitar todo o risco de deterioração, no estrado eléctrico o cliente deve evitar sentar-se ou colocar-se de pé sobre as zonas de descanso quando estiverem elevadas.

d) Elimine qualquer risco de deterioração evitando sobrecargas irregulares como por exemplo apoiar-se de pé sobre uma única lâmina.

e) Para a limpeza do seu estrado recomendamos a utilização de um pano seco.

Estrado fixo
1. Elimine qualquer risco de deterioração evitando sobrecargas irregulares como por exemplo apoiar-se de pé sobre uma única lâmina.

2. O estrado necessita de cuidados especiais: para limpar o pó recomendamos a utilização de um pano seco.


A garantia não cobre os danos derivados das seguintes circunstâncias:
a) Roturas derivadas de sobrecarga eléctrica na rede, voltagem fora dos limites de operação do equipamento, má alimentação ou danos causados por condições físicas ou temperaturas extremas. (estrado eléctrico)

b) Avarias causadas por catástrofes atmosféricas ou de força maior (fogo, inundações…).

c) Utilização incorrecta, uso indevido, transporte inadequado, golpes, quedas e sujidade.

d) Modificação, tentativa de reparação ou intervenção nos produtos e seus componentes por pessoal não autorizado pela Colchões & Companhia.



9. CUIDADOS A TER COM A SUA BASE/CAMA PARA VALIDAR A GARANTIA
Acabamento em tecido
Para uma limpeza de rotina deverá utilizar uma escova macia, de cerda natural ou sintética.
Limpeza de líquidos derramados: para remover utilize, sem esfregar, um pano branco humedecido em solução de água (evitar água com calcário) e sabão neutro ou produtos que tenham amoníaco base. Não utilize máquinas a vapor para a limpeza.
Nódoas mais difíceis: manchas de gordura – remova com um pano branco humedecido em água com amoníaco; manchas de sangue – remova com água oxigenada; manchas de tinta – remova com álcool desnaturado.

Acabamento em pele sintética
Para limpeza utilize um pano branco humedecido em solução de água (evitar água com calcário) e sabão neutro. Não utilize máquinas a vapor para a limpeza.


A garantia não cobre os danos produzidos por:

a) Transporte, acidentes, usos impróprios e outros danos não devidos à normal utilização do produto por parte do cliente após a entrega da encomenda. Esta garantia apenas cobre os defeitos ocasionados pelo transporte antes da entrega da encomenda.

b) Transporte do produto sem a embalagem original.

c) Queimaduras, cortes, riscos ou outros danos causados por animais ou pelo uso inadequado do produto.

d) Uso ou contacto com produtos químicos (ácidos, dissolventes, corantes, tintas e outro tipo de produtos corrosivos), tratamento com produtos de limpeza não indicados para o estofamento para o produto.

e) Deterioração da cor por exposição aos raios solares ou outras fontes de calor.

Recomenda-se uma distância mínima de 60cm, dependendo da potência da dita fonte e, em nenhum caso, deverá expor o produto directamente aos raios solares.



10. 
SISTEMAS DE DESCANSO C&C
Os colchões, bases e estrados estão desenhados para formar um conceito de descanso sincronizado em perfeita harmonia. Caso um colchão C&C se combine com qualquer outra base ou estrado que não possua as características necessárias à sua boa conservação e manutenção, não poderemos aceitar nenhuma reclamação relacionada com o colchão C&C.



11. SERVIÇO PÓS-VENDA

11.1. O cliente dispõe de um serviço pós-venda para contactar por email pos@colchoesecompanhia.
pt, disponível de 2.ª a 6.ª ( dias úteis) das 9h às 18h, basta indicar os seguintes dados: nome completo do cliente, n.º de cliente, n.º de Nota de
Encomenda e/ou n.º de Venda a Dinheiro e motivo de reclamação.

11.2. A Colchões & Companhia analisará as reclamações apresentadas pelo cliente, informando-o da sua decisão no prazo máximo de 20 dias úteis a contar a partir do dia seguinte à recepção da reclamação do cliente.



12. ASSISTÊNCIA TÉCNICA
12.1. A Assistência Técnica é feita por profissionais da empresa, dentro de um prazo máximo de 30 dias úteis, a contar a partir do dia seguinte à recepção do registo da solicitação do cliente na loja.

12.2. Um assistente da empresa entrará em contacto com o cliente para agendar o melhor dia para realização da Assistência Técnica. Não conseguindo contacto via telefone, será enviado e-mail ou mensagem escrita para que o cliente entre em contacto com a empresa.

12.3. Após a deslocação dos técnicos o cliente será informado da decisão a tomar pela empresa num prazo máximo de 20 dias úteis.

12.4. Dentro do período de garantia: quando o dano ou defeito do produto é atribuível à empresa o serviço é gratuito; quando a avaria ou defeito do produto
não é atribuível à empresa são aplicáveis as mesmas regras que aos produtos fora do período de garantia.

12.5. Fora do período de garantia o custo de visita do técnico da Assistência Técnica é taxado de acordo com tabela em vigor.

12.6. O custo de reparação do produto fora do período de garantia é determinado em função de cada caso.

12.7. No caso de reparações dentro do período de garantia, os componentes deverão ser trocados por outros do mesmo tipo ou por outros de qualidade
superior.

12.8. Quando o colchão do cliente é levantado para se realizar uma análise ao mesmo, a Colchões & Companhia entrega ao cliente um colchão de substituição para utilização até a restituição do colchão do cliente ser efectivada.


AOS RESTANTES PRODUTOS COMERCIALIZADOS PELA COLCHÕES & COMPANHIA, E NÃO ESPECIFICADOS NESTA GARANTIA, APLICA-SE A GARANTIA LEGAL GERAL OU A DADA PELO SEU FABRICANTE.