O seu relógio biológico

O seu relógio biológico

Cada pessoa tem o seu próprio ritmo biológico e existem vários fatores que podem mudar o ritmo biológico normal.

Vamos conhecer os diversos ritmos biológicos:

Ritmo biológico de coruja:

Os indivíduos têm maior energia ao entardecer. O ritmo de temperatura destas pessoas é frio e lento pela manhã e com mais calor e energia pela noite. A mudança deste ritmo só pode ser feita por reeducação dos hábitos de sono.

Ritmo biológico de cotovia:

Indivíduos que acordam sempre muito cedo, independentemente da hora a que se deitam. Com o passar dos anos a tendência destas pessoas é deitarem-se cada vez mais tarde e levantarem-se de madrugada.

Problemas de fuso horário:

O nosso organismo não está preparado para responder rapidamente à alteração do fuso horário quando, por exemplo, se viaja para outro continente. Normalmente, é necessário um dia para o organismo se recompor e reajustar o seu relógio biológico. Com o avançar da idade, a desordem é mais intensa e a recuperação torna-se mais lenta.

Trabalhos e turnos rotativos

As pessoas que fazem turnos rotativos usualmente só dormem 5 ou 6 horas. Por isso, estes profissionais têm tendência a ter maior cansaço, apresentar problemas psicológicos ou digestivos, e a ter o dobro dos distúrbios do sono, independentemente da profissão que exerçam.

Deixar uma resposta

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
Emiail: (Não publicado)
Comentário: